Novo recurso do Google Imagens traz painel lateral com mais detalhes
Se você pesquisou qualquer imagem no Google desde a terça-feira (6), acabou se deparando com uma mudança notável. Trata-se de um novo painel lateral, cuja proposta é trazer os detalhes em torno da imagem selecionada. Enquanto o grupo de imagens que aparecem primeiro na pesquisa tomam conta da parte esquerda da tela, o painel detalhado fica à direita.
O novo painel, que abre quando a imagem dentre as pesquisadas é selecionada, foi completamente pensado para ser funcional e aperfeiçoar a pesquisa do usuário. A razão pela qual ele é completamente preto, por exemplo, é que não só as informações ficam em destaque, como também o painel acaba não se misturando de forma alguma com a página do Google, que é completamente branca, e não traz à tona nenhum tipo de confusão visual. Este novo design permite aos usuários comparar imagens de forma mais rápida. Além disso, o design também substitui o menu suspenso anterior, o que dificultou a volta às imagens que já foram abertas anteriormente.

"É importante ressaltar que ele fica ali enquanto você rola, permitindo comparar facilmente as imagens com outras na página. Faça isso quantas vezes quiser, sem perder de vista o que você viu; Basta apertar o botão 'Voltar' para trazer a última imagem que você clicou", a Google explica em seu blog oficial, voltado aos anúncios de novidades em torno do mecanismo de pesquisa.
Vale ressaltar que uma característica muito interessante dessa nova forma de pesquisa visual é que ela é ideal principalmente para os usuários que planejam fazer compras, uma vez que os produtos que aparecem nas Imagens do Google agora listam marca, preço, disponibilidade e comentários no painel lateral. Enquanto isso, imagens relacionadas sob legendas de recursos ajudam o internauta a saber para onde está indo antes mesmo de clicar.
O Google Imagens observa também a maneira como os varejistas e editores se beneficiarão de pessoas com maior probabilidade de visitar uma página da Web para obter informações para ajudá-los com uma tarefa, ou para comprar um produto em seu site: "Os desenvolvedores podem aprender mais sobre como garantir que as informações de marca, preço, classificação e disponibilidade apareçam nas imagens dos produtos", aponta a empresa no anúncio em seu blog.
Google Imagens em smartphones

O Google Imagens tem passado por uma série de atualizações nos últimos meses, para falar a verdade. Uma das mais recentes foi a criação de um recurso otimizado para os usuários de smartphones, contendo a página de origem da foto, que fica na parte inferior, e pode ser visitada a qualquer momento. Com essa mudança, o usuário tem em vista a prévia do cabeçalho do site, com o nome e o logotipo, e uma barra superior com a URL com atalhos para mais informações e compartilhamento, no maior estilo swipe to visit (deslizar para visitar).
O recurso de swipe to visit foi anunciado pela primeira vez em maio deste ano, durante a Google I/O 2019, evento anual que a empresa organiza destinado a desenvolvedores, cuja proposta é anunciar algumas das principais novidades da empresa para o ano em questão.
Fonte: 9to5Google
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.