Novo recurso do Google Imagens traz painel lateral com mais detalhes

Por Nathan Vieira | 07 de Agosto de 2019 às 20h50
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Se você pesquisou qualquer imagem no Google desde a terça-feira (6), acabou se deparando com uma mudança notável. Trata-se de um novo painel lateral, cuja proposta é trazer os detalhes em torno da imagem selecionada. Enquanto o grupo de imagens que aparecem primeiro na pesquisa tomam conta da parte esquerda da tela, o painel detalhado fica à direita.

O novo painel, que abre quando a imagem dentre as pesquisadas é selecionada, foi completamente pensado para ser funcional e aperfeiçoar a pesquisa do usuário. A razão pela qual ele é completamente preto, por exemplo, é que não só as informações ficam em destaque, como também o painel acaba não se misturando de forma alguma com a página do Google, que é completamente branca, e não traz à tona nenhum tipo de confusão visual. Este novo design permite aos usuários comparar imagens de forma mais rápida. Além disso, o design também substitui o menu suspenso anterior, o que dificultou a volta às imagens que já foram abertas anteriormente.

O painel à direita traz informações importantes como o local de origem da foto, imgens relacionadas e links externos

"É importante ressaltar que ele fica ali enquanto você rola, permitindo comparar facilmente as imagens com outras na página. Faça isso quantas vezes quiser, sem perder de vista o que você viu; Basta apertar o botão 'Voltar' para trazer a última imagem que você clicou", a Google explica em seu blog oficial, voltado aos anúncios de novidades em torno do mecanismo de pesquisa.

Vale ressaltar que uma característica muito interessante dessa nova forma de pesquisa visual é que ela é ideal principalmente para os usuários que planejam fazer compras, uma vez que os produtos que aparecem nas Imagens do Google agora listam marca, preço, disponibilidade e comentários no painel lateral. Enquanto isso, imagens relacionadas sob legendas de recursos ajudam o internauta a saber para onde está indo antes mesmo de clicar.

O Google Imagens observa também a maneira como os varejistas e editores se beneficiarão de pessoas com maior probabilidade de visitar uma página da Web para obter informações para ajudá-los com uma tarefa, ou para comprar um produto em seu site: "Os desenvolvedores podem aprender mais sobre como garantir que as informações de marca, preço, classificação e disponibilidade apareçam nas imagens dos produtos", aponta a empresa no anúncio em seu blog.

Google Imagens em smartphones

Um mecanismo na parte superior da página permite que o usuário retorne a qualquer momento para as buscas (Foto: 9to5 Google)

O Google Imagens tem passado por uma série de atualizações nos últimos meses, para falar a verdade. Uma das mais recentes foi a criação de um recurso otimizado para os usuários de smartphones, contendo a página de origem da foto, que fica na parte inferior, e pode ser visitada a qualquer momento. Com essa mudança, o usuário tem em vista a prévia do cabeçalho do site, com o nome e o logotipo, e uma barra superior com a URL com atalhos para mais informações e compartilhamento, no maior estilo swipe to visit (deslizar para visitar).

O recurso de swipe to visit foi anunciado pela primeira vez em maio deste ano, durante a Google I/O 2019, evento anual que a empresa organiza destinado a desenvolvedores, cuja proposta é anunciar algumas das principais novidades da empresa para o ano em questão.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.