Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova versão do reCaptcha da Google abandona os testes de "não sou um robô"

Por| 01 de Novembro de 2018 às 22h40

Link copiado!

Nova versão do reCaptcha da Google abandona os testes de "não sou um robô"
Nova versão do reCaptcha da Google abandona os testes de "não sou um robô"
Tudo sobre Google

Nesta semana, a Google apresentou o reCaptcha v3, a mais nova atualização do sistema utilizado por sites para definir se quem os está acessando é um ser humano ou um robô (bot). O ponto mais importante da nova versão é o fim daqueles testes para definir se o usuário que está acessando o site é um robô ou não (como aquelas coisas de escrever uma frase ou clicar nas fotos que mostram um carro preto, por exemplo), com a nova versão utilizando um algoritmo que irá definir a natureza dos acessos.

Ao contrário das duas primeiras versões, feitas para serem utilizadas isoladas em uma única página, o reCaptcha v3 procura por sinais de acesso automatizado em diversas páginas de um site, fazendo uma contagem de cada vez que o usuário tiver algum comportamento que indique se tratar de um bot, fornecendo então a contagem na página de administrador do reCaptcha, além de providenciar uma descrição detalhada das dez principais ações efetuadas pelo usuário no site.

A contagem poderá ser usada pelo administrador de diversas maneiras, como determinar um valor mínimo (por exemplo, a partir de uma certa quantidade de ações indicativas de bot) para que o usuário precise passar por verificação adicional (os testes já utilizados nas versões anteriores), enquanto os usuários com um valor menor do que o especificado poderão acessar as áreas de cadastro do site sem precisar responder nenhum questionário de verificação. Essa contagem também pode ser utilizada pelos desenvolvedores para treinar uma inteligência artificial anti-spam, ou ser combinada com outras informações, como histórico de transações, para criar um ambiente ainda mais seguro.

Continua após a publicidade

Criado por uma equipe de pesquisadores da Carnegie Melon University e adquirido pela Google em 2014, o reCaptcha passou por uma rápida evolução durante esses quatro anos sob a propriedade da gigante da internet, passando de uma caixa de texto onde o usuário precisava digitar uma palavra que aparecia distorcida, para um único botão do tipo “checkbox” que, ao ser selecionado pelo usuário, utilizava dados referente a cookies e movimentos do mouse para definir se se tratava de um usuário humano ou não.

Apenas em 2017 a empresa criou um reCaptcha para Android, otimizado para telas touch, e no mesmo ano apresentou a primeira versão do reCaptcha “invisível”, que usa algoritmos avançados para distinguir entre usuários humanos e bots — e que foi a base utilizada para a criação do reCaptcha v3.

Os sistemas de reCaptcha são uma das principais ferramentas de defesa para sites que utilizam formulários de acesso, e servem para evitar que bots bombardeiem esses formulários com spam. De acordo com a Google, mais de 100 mil testes são feitos diariamente por sua API, e a empresa vem constantemente tentando melhorá-la para facilitar a identificação de bots pelos administradores de sites.

Fonte: Venture Beat