Publicidade

Nova pesquisa aponta qual operadora tem a melhor experiência 5G no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Janeiro de 2023 às 14h22

Link copiado!

Canaltech/Giovana Pignati
Canaltech/Giovana Pignati

Nesta terça-feira (24), a OpenSignal publicou dois relatórios para o Brasil: o Relatório da experiência em redes móveis e o Relatório da Experiência 5G. A empresa de análise de redes móveis avaliou diversos fatores das operadoras Claro, TIM e Vivo, como cobertura, consistência, velocidade, além do desempenho com a internet de 5ª geração.

A análise utilizou dados coletados durante 90 dias, entre o dia 1º de setembro e 29 de novembro de 2022, das principais operadoras do país. Confira as principais descobertas e o resultados dos relatórios, a seguir;

Resultados da experiência em redes móveis

Continua após a publicidade

O relatório aponta a Claro como a grande vencedora, conquistando quatro prêmios sem dificuldades e empatando em primeiro lugar em outras categorias. Apesar de ainda estar em 1º lugar, a Claro apresenta uma queda de 2 prêmios isolados, em relação aos seis da última edição da pesquisa.

A TIM e a Vivo estão diminuindo a sua diferença em relação à Claro em outras categorias, com a operadora azul forçando empate estatísticos em dois prêmios: "Experiência com jogos" e "Experiência com aplicativos de voz". A TIM se mantém como campeã isolada nos quesitos de "Disponibilidade" e "Qualidade da consistência central".

Experiência global

Continua após a publicidade

A Claro é a operadora que oferece maior velocidade de download, com pontuação de 21,5 Mbps, sendo 2,7 Mbps à frente da Vivo, e 5,6 Mbps abaixo da sua posição de liderança, registrada no relatório anterior. Em relação à experiência com jogos e aplicativos de voz, a TIM se une à Claro no 1º lugar nesses dois prêmios após apresentar um crescimento de 4,3 e 1,7 pontos em ambas as métricas, pareados à redução na pontuação da Claro.

Sobre a experiência com vídeos, a Clara se mantém como a única vencedora, apresentando uma pontuação de 44,3 pontos. No entanto, todas as operadoras do Brasil tiveram aumentos na pontuação deste quesito, variando de 0,7 pontos da Claro até 2,2 pontos da Vivo — com todas sendo classificadas como Razoável (40-55).

Cobertura

A TIM continua defendendo o seu 1º lugar no prêmio de Disponibilidade, com uma pontuação de 96,1% — registrando um aumento de 0,5 pontos percentuais em relação ao relatório anterior. A Vivo ficou em segundo lugar, com um ponto percentual abaixo da líder. Apesar de ter ficado por último, a Claro foi quem obteve o aumento mais expressivo na pontuação, com 1,1 pontos percentuais.

Continua após a publicidade

Consistência

Com uma pontuação de 66,1%, a Claro recebe o prêmio de Excelente qualidade em consistência pela segunda vez consecutiva. Segundo a OpenSignal, a pontuação reflete o percentual de testes de usuários nas redes da operadora, que atende aos patamares de desempenho mínimos recomendados para assistir a vídeos em HD, realizar videoconferências em grupo e jogar games.

Sobre a qualidade de consistência central, que engloba aplicativos de desempenho mais baixo, como vídeos SD, chamadas de voz e navegação na internet, a TIM lidera com uma pontuação de 82,3%. A Claro ficou em segundo lugar por uma diferença de 0,3 pontos percentuais.

Resultados da experiência 5G

Continua após a publicidade

Esta edição do Relatório sobre experiência com a rede 5G no Brasil revelou grandes melhorias nas pontuações das operadoras, com destaque para a Vivo que, no último ano, não levou nenhum prêmio e agora lidera a categoria — com 80,1 pontos em uma escala de 100. A Claro, que havia levado todos os sete prêmios no ano anterior, ficou em 1º lugar somente os de experiência com jogos em 5G e experiência com aplicativos de voz em 5G.

A TIM se manteve presente no segmento de cobertura, levando os prêmios de Disponibilidade e alcance da rede 5G. Todas as operadoras se posicionaram na categoria mais alta de experiência de usuários com vídeos em 5G com "Excelente" (75 pontos ou mais).

Experiência em 5G

Continua após a publicidade

No quesito de experiência 5G, a Vivo apresentou o melhor desempenho, conquistando três dos cinco prêmios sem dificuldades, com uma pontuação de 390,9 Mbps — cerca de 113,7 Mbps à frente da Claro, que ficou em 3º lugar. Em relação ao ano passado, as operadoras apresentaram uma melhora considerável de 5,4 vezes para a Claro e 10 vezes para a Vivo.

Em termos de velocidade de download em 5G, a Vivo obteve uma pontuação de 34,9 Mbps, com uma diferença de 5,7 Mbps da TIM. A Claro, que ficou em 3º, obteve um desempenho de 28,4 Mbps. Os usuários da Vivo experimentaram uma melhora de 3,5 vezes na velocidade média de upload em 5G, com 25 Mbps, enquanto a Claro e a TIM ofereceram desempenho um terço mais rápido.

Apesar de ter perdido seu posto para a Vivo, a Claro ainda se mantém como a única vencedora nas categorias de experiência com jogos em 5G e experiência com aplicativos de voz em 5G. A operadora obteve uma pontuação de 82,5 pontos em uma escala de 100.

Cobertura

Continua após a publicidade

A TIM leva ambos os prêmios da categoria de Cobertura, com um aumento de 10 pontos percentuais no quesito "Disponibilidade", em comparação ao relatório anterior. Já em relação ao alcance, a operadora registrou um crescimento de sete vezes em sua pontuação — de 0,5 para 3,4 pontos em uma escala de 10. A pontuação revela que os usuários tiveram acesso ao 5G em três a cada 10 locais que visitaram.

Usuários da Oi Móvel tiveram melhores experiências pós-migração

O relatório acompanhou a venda da operação da Oi Móvel para as três operadoras concorrentes. Segundo a Opensignal, os seus ex-usuários, após a migração, tiveram melhorias significativas em todas as métricas da experiência — incluindo velocidade, disponibilidade de rede e as categorias experienciais.

Fonte: Opensignal