Publicidade

Mais da metade da população mundial estará conectada até o fim do ano, prevê ONU

Por| 07 de Dezembro de 2018 às 22h50

Link copiado!

vschlichting/Depositphotos
vschlichting/Depositphotos

Segundo estimativas da ITU, agência das Organizações das Nações Unidas voltada para tecnologia da informação e comunicações, até o final de 2018 cerca de 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a 51% da população mundial, terão acesso à Internet. "Isso representa um passo importante para uma sociedade da informação mais inclusiva", comentou Houlin Zhao, secretário geral da ITU.

No ano passado, um estudo da agência estimou que cerca de 48% da população mundial estava conectada. Segundo os relatórios, o acesso à Internet vem aumentando de forma gradativa e constante em todo o mundo desde 2001. Nos países desenvolvidos, houve um aumento de 51,3% de cidadãos com acesso à rede em 2005 para 80,9% em 2018. Já nos países em desenvolvimento, a inclusão digital passou de 7,7% para 45,3% no mesmo período.

A adesão à Internet móvel, especialmente nas populações do Pacífico e da África subsaariana, teve grande crescimento. De acordo com o relatório da ITU, atualmente há mais planos móveis do que pessoas no mundo. Além disso, o estudo reporta que 96% dos locais povoados do mundo possuem redes celulares e 90% contam com velocidades 3G ou superiores.

A notícia chega pouco tempo depois de Cuba, apontado como o país do Ocidente com maior índice de exclusão digital, anunciar a ampliação do acesso virtual dos cidadãos por meio de internet móvel. Em 2016, a ONU declarou que o acesso à Internet é um dos direitos básicos humanos.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo