Lu do Magalu recebe o Canaltech em espaço virtual imersivo da Meta
Por Claudio Yuge | •
O metaverso estará a cada dia mais presente na vida eletrônica dos internautas e causará mudanças no cotidiano de milhões de pessoas. E é exatamente sobre esse novo mundo digital que a influenciadora digital Lu, do Magazine Luiza, conversou com os apresentadores Adriano Ponte e Wagner Wakka, do Canaltech, nesta quarta-feira (24), a partir das 17 horas. O encontro histórico aconteceu no espaço imersivo Horizon Workrooms, da Meta, empresa-mãe do Facebook.
Para quem ainda não sabe o que é o metaverso, trata-se de um espaço digital que permite realizar ações em um modelo híbrido de experiência social online. Ali é possível interagir como se fosse no mundo real, a partir de avatares, que podem usar voz e gestos — você pode fazer sinais, conversar com outros participantes do mesmo ambiente virtual, realizar compras, trabalhar de forma colaborativa, entre outras ações. Isso tudo é acionado por meio de dispositivos de realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), PC, tela inteligente e smartphone
“Unimos a expertise do Canaltech, o principal publisher de tecnologia do Brasil, com a narrativa e pioneirismo da Lu, que já existe virtualmente, para demonstrar - de forma inédita - a experiência de fazer uma reunião dentro do Horizon WorkRooms, na plataforma da Meta”, afirma Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais do Magalu.
“Sabemos que ainda haverá uma grande jornada para a adoção dessa tecnologia de forma ampla e massiva. Mas faz parte da nossa missão explicar, simplificar e estimular o uso de novas tecnologias, que facilitem a vida das pessoas.”
“Mesacast” da Lu do Magalu com o Canaltech no metaverso
O encontro digital aconteceu em uma mesa redonda virtual — ou “mesacast”. A influenciadora digital Lu conversou com os apresentadores Wagner Wakka e Adriano Ponte sobre algumas possibilidades de uso do Horizon WorkRooms, a partir de novas experiências de colaboração em realidade virtual — o que exemplifica bem como funcionará o metaverso.
“O metaverso traz a possibilidade de elevar as interações pessoais e profissionais a um novo nível. O Horizon Workrooms é justamente o que o nome sugere: sua sala de trabalho virtual, pronta para receber amigos e colegas de trabalho para reuniões mais imersivas, aguçando tanto a interação quanto a criatividade. Esse projeto feito em parceria com a Lu nos mostrou novas possibilidades para essa solução, que tem evoluído tão rapidamente”, diz Gabriel Rimi, gerente de marketing do Canaltech.
Na conversa, os avatares dos três participantes foram criados com Horizon Workrooms, ferramenta que possibilita que todos ganhem “corpos” virtuais e façam parte desse tipo de experiência 3D interconectada.
"Apesar de o metaverso ainda estar nos estágios iniciais do seu desenvolvimento, algumas das tecnologias que fazem parte dessa evolução, como realidade aumentada e realidade virtual, já começaram a ser testadas por pessoas e marcas para introduzir experiências mais imersivas aos seus públicos. As possibilidades que se abrem são enormes - e vão de encontros virtuais como este de hoje a aplicações mais específicas no mundo dos negócios, como a possibilidade de testar um produto sem sair de casa", complementa Fernanda Guimarães, Head do Creative Shop da Meta no Brasil.
Quem quiser ver a reprise do que rolou durante o divertido encontro, basta acessar o vídeo com a gravação no Facebook.