Live Map: a versão do Waze para web

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

O Waze é um dos aplicativos de GPS mais conhecidos e utilizados em todo o planeta, com milhares de usuários espalhados pelo mundo. Ele tem uma pegada de rede social, oferecendo não somente as melhores rotas entre dois lugares, mas também informações sobre as condições de trânsito fornecidas por outros usuários do serviço.

Você pode utilizar o Waze por meio de um tablet ou smartphone e ele tem versões para Android, iOS e Windows Phone. Mas, o que você talvez ainda não saiba, é que o serviço conta com uma versão gratuita para web: o Waze Live Map — ou Mapa Ao Vivo, segundo a tradução presente no site oficial da ferramenta.

Ele é uma espécie de concorrente ao Google Maps com a vantagem de receber as mesmas informações sobre o trânsito prestadas pelos demais usuários da ferramenta que você vê no aplicativo no smartphone.

Então, aprenda agora os passos básicos para se virar dentro do Waze Live Map. Ele é bem simples de usar e está totalmente traduzido para o português, então, confira nosso tutorial.

Passo 01

Acesse a página do Waze Live Map.

Waze Live Map

Passo 02

Você vai ver o mapa carregando na tela e, no canto superior esquerdo, um campo para digitar um endereço. O serviço funciona como o próprio aplicativo para celular, então você pode escrever o endereço completo (nome da rua, número, bairro etc.) ou então pesquisar pelo nome de um estabelecimento. O primeiro endereço é o ponto de partida.

Waze Live Map

Passo 03

O passo seguinte é escolher a outra ponta da rota, ou seja, o seu destino. Então, repita a operação anterior, mas no novo campo que apareceu na tela.

Waze Live Map

Passo 04

Quando os resultados aparecem, o Waze Live Map exibe algumas opções de rota para você escolher. Vale ressaltar que o primeiro endereço exibido na tela é sempre o ponto de partida, sendo que o segundo indica o destino. Se quiser inverter os dois, basta clicar sobre o ícone em forma de duas setas.

Waze Live Map

Passo 05

Encontrou a rota ideal e deseja compartilhá-la com alguém? Clique em “Compartilhar rotas” ou então no ícone em forma de corrente presente no canto inferior direito, e copie o link que apareceu na tela.

Waze Live Map

Passo 06

Quer saber como estarão essas mesmas rotas em outros horários? Clique sobre a opção “Checar as rotas em um horário diferente”. Selecione o horário a ser verificado e veja a previsão do Waze baseada no fluxo de carros naqueles mesmos horários em dias anteriores.

Waze Live Map

Apesar de o Waze Live Map permitir que você faça login em sua conta do Waze, a mesma em que usa no smartphone, ainda não é possível compartilhar informação entre as duas versões do serviço — por exemplo, pesquisar por uma rota no PC e acessá-la posteriormente em sua conta no celular.

Para fazer algo assim, é preciso obter o link da rota (por meio da função de compartilhamento) e então abri-lo no aplicativo do Waze em seu gadget portátil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.