Internet Archive recupera opção para salvar páginas da web após ataque
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi |

A opção de salvar páginas da web no Internet Archive está disponível novamente, informou a organização nesta semana em uma publicação no X (ex-Twitter), após ataque sofrido no início de outubro. O recurso pode ser acessado via Wayback Machine, plataforma que mostra versões antigas de sites.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Após ataque ao Internet Archive, hackers ainda têm acesso ao e-mail
- Internet Archive sofre ataque, fica fora do ar e milhões de dados são expostos
O retorno da ferramenta do Wayback Machine permite que usuários façam registros de páginas da web, informação que faz parte do acervo digital do Internet Archive.
A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada por qualquer usuário através do site do projeto. Contudo, em testes realizados pelo Canaltech, a plataforma apresentou lentidão ao ser utilizada.
Internet Archive passou por ataque
O Internet Achive, no início de outubro, sofreu um ataque que impediu o acesso ao site e teve os dados de mais de 30 milhões de usuários expostos.
Ainda em outubro, o site passou por outra investida: hackers responderam e-mails de suporte do Internet Archive, de acordo com relatos publicados no Reddit
Após o ataque inicial, o Internet Archive iniciou os processos para restabelecer seus serviços, mas com algumas restrições. A começar apenas pelo Wayback Machine, que apresenta as versões antigas de sites, podia ser acessado apenas em modo leitura.
Veja outras matérias do Canaltech:
- Justiça federal suspende norma dos atestados digitais
- Ações da Tesla, de Elon Musk, sobem mais de 10% com eleições dos EUA
- Steam libera gravador de jogos nativo para todos; veja como usar
VÍDEO: Sua internet está lenta? DESCUBRA o porquê!