IAs aumentam tráfego para sites, mas busca do Google ainda domina o cenário
Por André Lourenti Magalhães |

O tráfego de audiência para sites a partir de serviços de IA aumentou consideravelmente no último ano: 1,13 bilhão de acessos vieram de plataformas como ChatGPT, Gemini e Perplexity somente em junho de 2025, segundo a plataforma Similarweb, publicado pelo site TechCrunch — um aumento de 357% em comparação com o mesmo mês no ano passado.
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A métrica avaliou os mil sites mais populares no diretório da Similarweb para obter os resultados. Ainda que as IAs registrem um crescimento na área, o domínio ainda é da busca do Google, responsável por 191 bilhões de redirecionamentos para páginas da web no mesmo mês.
Ao filtrar somente pelos acessos a veículos de notícias e mídia entre as IAs, a alta foi de 770% em relação a junho de 2024.
O tráfego de referência consiste em gerar acesso a um site específico a partir de outra plataforma. Ou seja: no lugar de digitar o domínio do site no navegador a acessá-lo diretamente, a pessoa entrou naquela página a partir de um resultado na busca do Google, de uma resposta de IA ou de um post em rede social, por exemplo.
As IAs vão conseguir alcançar o Google?
Ainda que a distância seja enorme, o aumento no tráfego impulsionado pela IA pode ser visto de forma positiva para sites que dependem de acessos orgânicos.
Atualmente, existe uma certa preocupação de que os recursos de inteligência artificial na busca do Google possam limitar os cliques — a empresa já usa respostas do tipo na busca convencional, libera o AI Mode nos Estados Unidos (modo que substitui a lista de resultados por uma interface feita para conversar com um assistente) e testa resumos na plataforma Discover.
As ferramentas de IA generativa já possuem recursos de busca na web e a presença de navegadores baseados em IA, como o Comet, da Perplexity, podem servir como uma alternativa para recuperar a audiência.
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Fonte: TechCrunch