Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo russo ameaça banir serviços de VPN do país

Por| 28 de Março de 2019 às 18h25

Link copiado!

Governo russo ameaça banir serviços de VPN do país
Governo russo ameaça banir serviços de VPN do país

O uso de serviços de VPN é uma saída para usuários de muitos países onde a navegação na internet é controlada. A China é um deles, e contratar um VPN é a única maneira de turistas acessarem sites como Google ou Facebook no país asiático.

Outro país com um rígido controle da internet, a Rússia está ameaçando bloquear o acesso a algumas das redes privadas mais populares para que seus cidadãos não tenham acesso a sites que foram proibidos pelo governo.

Recentemente, o país introduziu leis de internet mais rigorosas, exigindo que os mecanismos de busca excluíssem alguns resultados, que serviços de mensagens compartilhassem chaves de criptografia e que redes sociais armazenassem os dados pessoais dos usuários em servidores dentro do território russo. Os serviços de VPN eram uma forma de driblar essas imposições.

O Roskomnadzor, órgão regulador de comunicações da Rússia, disse em comunicado que pediu aos proprietários de 10 serviços de VPN – NordVPN, Hide My Ass !, VPN Hola, OpenVPN, VyprVPN, ExpressVPN, TorGuard, IPVanish, Kaspersky Secure Connection e VPN Unlimited – que ingressem em um sistema estatal de TI que contenha um registro dos sites proibidos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, mesmo com VPN, os usuários não poderão acessar sites nem serviços que estão na blacklist do governo, como o Telegram. “Nos casos de descumprimento das obrigações estipuladas pela lei, a Roskomnadzor pode decidir restringir o acesso a um serviço de VPN”, completou o comunicado.

Fonte: Reuters