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Google realiza testes para bloquear acesso a notícias no Canadá

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Fevereiro de 2023 às 20h30

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Rodrigo Folter/Canaltech
Rodrigo Folter/Canaltech

O Google anunciou a realização de testes para bloquear a visualização de conteúdo de notícias em suas plataformas de buscas, além de buscar maior personalização em materiais desse tipo por parte dos usuários. O projeto, que está sendo realizado junto a um grupo de cerca de 4% dos usuários do Canadá, é uma possível resposta a legislações do país que se encontram, atualmente, em tramitação.

A ideia, segundo a gigante, é entregar nas mãos dos usuários o controle sobre o conteúdo noticioso a ser visualizado. Veículos jornalísticos canadenses e internacionais teriam a visualização bloqueada em “diferentes níveis”, com os próprios utilizadores podendo escolher tópicos, fontes e outros aspectos dos materiais que efetivamente desejam ver aparecendo nos produto da companhia e nas buscas.

De forma mais ampla, o experimento também serve como uma possível forma de atender à chamada Lei C-18, também conhecida como Ato de Notícias Online, que pode obrigar empresas de tecnologia a pagarem sites pela republicação de conteúdo em suas plataformas. Além do Google, redes sociais como Facebook e Twitter também são alvo da legislação que visa manter a integridade dos veículos e assegurar seus acessos e fontes de renda.

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Ao comentar o assunto, o Google confirmou que os testes respondem a preocupações da companhia sobre uma legislação de consideram abrangente e que deve gerar impactos negativos em seus produtos. De acordo com a empresa, seu compromisso também está com o futuro sustentável do mercado jornalístico, com o experimento também acompanhando sugestões às autoridades para melhoria do projeto de lei.

Por outro lado, a empresa não deu mais detalhes sobre como as novas ferramentas funcionam, afirmando apenas que os testes realizados no Canadá são uma constante na atuação da empresa. Segundo ela, as formas como legislações e atualizações podem impactar nas buscas e afetar a experiência dos usuários está sempre sendo estudada.

Em postagem nas redes sociais, o ministro do patrimônio Pablo Rodriguez criticou a realização dos testes, afirmando estar decepcionado com a tentativa do Google de bloquear o acesso a sites jornalísticos. O político, que lidera a pasta que regula os esportes, arte, mídia e cultura no Canadá, falou em intimidação e afirmou que a empresa e outras gigantes da tecnologia precisam ser mais transparentes e recompensar o trabalho dos jornalistas cujos trabalhos são usados por elas.

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Fonte: Reuters