Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google quer implantar novo padrão de mensagens no Reino Unido e França em junho

Por| 18 de Junho de 2019 às 09h39

Link copiado!

divulgação
divulgação

O RCS (sigla para Rich Communication Services) é um padrão de mensagens que permite ao usuário enviar mensagens de texto a partir de sua franquia de dados e vem sendo cogitado como um sucessor dos tradicionais SMS das operadoras. Contudo, a sua adoção em dispositivos Android tem sido bem demorada, visto que é necessário a cooperação das operadoras para a sua implantação. Mesmo assim, a Google vem investindo no novo padrão e decidiu ela mesma resolver o problema. É que, nesta segunda-feira (17), ela anunciou que oferecerá serviços RCS para usuários do Android no Reino Unido e na França no final de junho.

Drew Rowny, líder de produtos para mensagens na Google, explicou ao The Verge que, em vez de confiar em um servidor central, como a Apple, o mensageiro do Android irá alocar silenciosamente cada participante da conversa em um chat para verificar se ambos suportam o RCS. Em caso positivo, eles irão ter acesso a mídias de alta qualidade e a outras vantagens proporcionadas pela tecnologia.

As mensagens trocadas entre os participantes percorrem os servidores da gigante das buscas, mas ela informa que essas mensagens são apagadas logo após o envio. Além disso, ela não exige suporte das operadoras e nem coloca o controle total nas mãos de nenhuma das partes.

Apesar de o RCS oferecer vantagens interessantes em comparação ao SMS e sua utilização se assemelhar bastante com mensageiros como o WhatsApp e Telegram, ele também possui algumas desvantagens. Como o conteúdo não é criptografado, durante a transmissão de um usuário para o outro, pode ser que algum intruso possa acabar lendo as mensagens, além de que, por estar sincronizado com um número de telefone, não pode ser utilizado por qualquer smartphone.

Continua após a publicidade

Fonte: Engadget