Google Meet agora permite reagir com emojis durante videochamadas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google anunciou a chegada de novos recursos para o Meet e para o Espaços, duas de suas principais plataformas de produtividade para empresas. O aplicativo de videochamadas receberá suporte a reações durante as conferências para mais interação entre os participantes.
- Videochamadas no Google Meet terão som mais audível; entenda por quê
- Google Meet agora "denuncia" qualidade da internet durante videochamadas
As pessoas poderão se expressar visualmente com um dos seis emojis predefinidos: curtir (👍), não curtir (👎), amei (❤️), olá (👋), espanto (😮) e risada (😆). A ideia é que o recurso seja usado como uma espécie de feedback imediato às falas.
Reunião de "qualquer lugar" e PiP
Usuários poderão fazer reuniões no Meet a partir dos apps Documentos, Planilhas e Apresentações. Dessa forma, será possível compartilhar o conteúdo da tela com todos os participantes da videochamada. A parte interessante é a colaboração: todos poderão mexer no arquivo enquanto conversam, tudo na mesma guia.
O Google Meet passa a oferecer suporte ao recurso picture-in-picture (PiP). Ao acessar a videoconferência pelo navegador Chrome, usuários poderão visualizar os participantes em um mosaico com até quatro participantes na janela flutuante. Você poderá usar outros aplicativos ou executar tarefas em simultâneo enquanto acompanha a reunião na telinha menor.
Mais opções para reuniões no Meet
Haverá também o modo complemento (para ter uma câmera extra durante uma apresentação) e um novo recurso de perguntas e respostas e enquetes para transmissões ao vivo. Ambas mudanças prometem trazer mais profissionalismo e interação entre o anfitrião e os participantes.
Além disso, será possível integrar a transmissão com o YouTube para que mais pessoas possam acompanhar a chamada ao vivo. Como as chamadas já exigem o login em uma conta do Google, bastará apertar apenas um botão para o administrador levar a reunião para o site de vídeos.
A partir de maio, o aplicativo terá a criptografia como ferramenta de segurança opcional para ajudar a manter as comunicações mais confidenciais. Esse recurso oferecerá aos clientes controle direto das chaves e do provedor de identidade usado para acessar os conteúdos.
Mudanças no Espaços
Com foco na colaboração entre equipes no Gmail, o Espaços terá como destaque a possibilidade de criar threads para organizar melhor as conversas. As pessoas poderão responder a comentários específicos ou criar conversas paralelas, porém organizadas dentro de um assunto específico.
Cada colega de equipe pode navegar facilmente em um Espaço e se atualizar sobre os temas discutidos ali, no dia e horário mais conveniente. Esse é um recurso que começou a ser distribuído em setembro de 2021, mas só deve ser completado agora.
O Google também garante ter aprimorado a pesquisa no Google Chat e no Espaços para exibir arquivos e conversas mais relevantes. Serão adicionados também filtros de fichas e outros ajustes para deixar a localização de resultados mais certeira.
Por fim, uma adição bacana é a possibilidade de convidar pessoas de fora da organização para participar de um espaço específico. Os espaços poderão ter até 25 mil membros, um considerável aumento em relação aos 8 mil atuais. As duas ferramentas devem permitir uma colaboração em organizações maiores e com vários parceiros.
Quando chega?
Segundo o Google, as reações do Meet e o PiP chegam a partir do próximo mês, mas sem data marcada. Já as videochamadas a partir dos apps do Google serão liberadas "nas próximas semanas". Todas as demais melhorias citadas já foram implementadas ou seguem em fase de liberação gradual.
Fonte: Google