Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google 20 anos | Conheça um pouco da história da gigante das buscas

Por| 04 de Setembro de 2018 às 15h07

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

Fundada há nada menos do que 20 anos em um dormitório de universidade, a Google começou apenas como um buscador de internet. Hoje, a companhia é uma das maiores do mundo, uma das mais desejadas de trabalhar e segue em constante evolução. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa que já faz parte da vida de quase todo mundo?

O início de tudo

O planejamento começou em 1996, quando dois estudantes da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, desenvolveram um buscador chamado BackRub, que na tradução literal significa "massagem nas costas".

Continua após a publicidade

Mas, um tempo depois, eles desistiram do nome estranho e colocaram no ar uma versão de testes do Google Search Engine.

Na página que estava no ar, a pessoa podia buscar por conteúdos dentro da base da Universidade de Stanford ou em toda a web. Nela, os criadores contavam que também ajudaram no projeto seus colegas Scott Hassan e Alan Steremberg.

Sob o domínio google.stanford.edu, a dupla investiu em uma espécie de data center feito com peças de LEGO no próprio dormitório de Larry na universidade.

Continua após a publicidade

Os estudantes também correram atrás de investimento, mas muitos executivos acreditaram que seria um negócio bastante arriscado. Inclusive, o projeto chegou a ser apresentado para David Filo, co-fundador do Yahoo!, que disse que voltaria para fazer negócio assim que a ideia crescesse.

Depois de elaborar um plano de negócios e dar continuidade no Google por conta própria, no início de 1998 eles estavam prontos para divulgar o projeto ao mundo. Foi quando, em 4 de setembro do mesmo ano, a empresa se tornou formalmente a Google Inc., deixando o dormitório de Page e partindo para a garagem de Susan Wojcicki, em Mountain View, Califórnia. Ela hoje, aliás, é CEO do YouTube.

Continua após a publicidade

Linha do tempo de sucesso

  • No ano 2000, a Google começou a monetizar o seu serviço com o AdWords, oferecendo anúncios associados às palavras-chaves de busca, que eram vendidas com um lance de preço por clique, começando com US$ 0.05.
  • Em 2004, a Google se uniu ao Orkut, a primeira rede social que bombou na internet, pelo menos no Brasil, e criou o serviço de emails Gmail, quando a empresa teve a sua primeira oferta pública de ações.
Continua após a publicidade
  • Em 2006, a Google comprou o YouTube por US$ 1,6 bilhões dos co-fundadores Chad Hurley e Steve Chen.
  • Em 2011, Larry Page se tornou o CEO da companhia, e Eric Schmidt o presidente.
  • Quatro anos depois, em 2015, a Google criou a holding Alphabet.

Toda empresa passa por seus altos e baixos, e com a Google não seria diferente. Além de ter vários sucessos, a companhia conta com alguns fracassos no seu portfólio, como a rede social Google Wave, a plataforma de vídeos Google Video, o smartphone Google Play Phone, os óculos inteligentes Google Glass, a página personalizada iGoogle e o player de mídia NexusQ. Mas nenhuma destas falhas fez com que a companhia deixasse de ser a mais querida da internet. Desde que foi ao ar, o buscador começou a ganhar um novo design mais personalizado, evoluindo a cada ano mais para chegar onde está hoje.

Os produtos de maior sucesso da companhia hoje são o YouTube, o Google Pixel e o Android.

Continua após a publicidade

Parabéns, Google!