Facebook e Twitter se unem ao Google no combate a notícias falsas

Por Sérgio Oliveira | 14 de Setembro de 2016 às 07h21

Facebook e Twitter se uniram ao Google para combater a disseminação de notícias falsas principalmente nas redes sociais. Agora, as três companhias integram o chamado First Draft Coalition (FDC), iniciativa criada no ano passado para impedir o avanço desse tipo de conteúdo na rede.

Quem utiliza redes sociais sabe que não há nada pior do que se deparar com uma notícia falsa - seja ela um hoax, um clickbait, morte falsa e por aí vai - e ver que ela está sendo compartilhada freneticamente pelas pessoas. E foi justamente para evitar a propagação desse conteúdo que foi criado o FDC em junho de 2015. A coalizão funciona como uma espécie de patrulha das notícias, contando com uma curadoria que verifica a veracidade das histórias que circulam online.

Com a chegada do Facebook à lista de parceiros, a ideia é que aumente o número de denúncias de notícias falsas tendo em vista a gigantesca quantidade de usuários cadastrados na rede social e o conteúdo que circula por lá. Além disso, as ferramentas de denúncia do site de Mark Zuckerberg são uma adição valiosa à aliança, que pretende utilizá-las para encorajar os usuários a fazer o papel de curadores.

A expectativa é que essa nova forma de criminação comece a vigorar já a partir de outubro e possa ser utilizada em todas as plataformas que fazem parte da FDC.

Via The Guardian, Reuters

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.