Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk oferece US$ 1 bi para Wikipédia virar "Dickipedia"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Outubro de 2023 às 15h39

Link copiado!

Duncan Hull/Wikimedia Commons
Duncan Hull/Wikimedia Commons
Elon Musk

O bilionário Elon Musk provocou a entidade Wikimedia Foundation nesse último final de semana com uma sequência de tuítes em que oferece US$ 1 bilhão pela troca do nome da Wikipédia para Dickipedia.

A proposta acompanhou uma crítica de Musk em relação ao pedido de doações da Wikipédia para se manter no ar. A enciclopédia livre usa esse dinheiro para cobrir custos operacionais e pagar auditorias terceirizadas que são divulgadas ao público.

O nome sugerido pelo bilionário faz referência ao apelido do órgão sexual masculino em inglês e também é usado como um xingamento que pode ser traduzido como “idiota”.

Continua após a publicidade

No fio de conversa em que prometeu pagar a cifra bilionária caso a entidade mude o nome da enciclopédia, um usuário sugeriu que a Wikimedia trocasse o nome só para coletar a oferta. Musk respondeu, no entanto, que ele “não é tolo” e que o nome Dickipedia deveria ficar pelo menos um ano no ar.

A Wikimedia Foundation não se manifestou sobre a "proposta indecente" de mudança de nome.

Histórico de desavenças

Essa não é a primeira vez que há um embate entre Musk e os responsáveis pela Wikipédia. Em maio deste ano, o fundador da enciclopédia, Jimmy Wales, criticou Musk por censurar tuítes de críticos do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pouco antes da realização das eleições presidenciais no país.

Wales acusou Musk de comprometer a liberdade de expressão ao cumprir as exigências da Turquia de restringir o conteúdo na plataforma X (antigo Twitter). Ele ressaltou que, diante de uma situação semelhante, a Wikipédia resistiu a tais restrições.

Em resposta, Musk falou que as opções que tinha era limitar o Twitter por completo ou tirar o acesso a determinados tuítes.