Publicidade

Elon Musk faz comentário transfóbico e diz que "filha está morta"

Por  |  • 

Compartilhe:
Steve Jurvetson/VisualHunt
Steve Jurvetson/VisualHunt
Elon Musk

O CEO da Tesla e SpaceX, o bilionário Elon Musk, gerou polêmica ao comentar sobre o uso de bloqueadores de puberdade em sua filha transgênera. Em uma entrevista com o psicólogo e comentarista conservador Jordan Peterson, Musk afirmou que foi "enganado" para consentir com o uso desses medicamentos, culpando o que chamou de "vírus woke" pela transição de sua filha Vivian.

O filho de Musk, Xavier, que agora se identifica como Vivian Jenna Wilson, passou por uma mudança de nome e gênero em 2022. A decisão foi tomada após ela se distanciar do pai e afirmar em documentos judiciais que não desejava mais ser associada a ele.

Comentários transfóbicos de Musk

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante a entrevista, Musk relatou que foi pressionado a aprovar os bloqueadores de puberdade sob a alegação de que sua filha estaria em risco de suicídio. “Isso foi antes de eu realmente ter qualquer compreensão do que estava acontecendo — e tínhamos a Covid, então houve muita confusão”.

“Eu perdi meu filho, essencialmente. Eles chamam isso de deadnaming por uma razão”, declarou Musk observando que o ato de se referir a uma pessoa trans pelo seu nome antigo é chamado de “nome morto”.

Musk também mencionou que, após essa experiência, decidiu combater o que ele descreve como vírus woke: “Meu filho Xavier está morto, morto pelo vírus woke”, expressou o dono da plataforma X (o antigo Twitter).

A mãe de Vivian, Justine Wilson, apoia a decisão da filha. O casal, que se divorciou em 2008, compartilha seis filhos. Vivian cortou laços com Musk em 2022 após solicitar a mudança de nome e gênero devido à sua identidade de gênero e à relação rompida com o pai.

Os comentários de Musk geraram diversas reações nas redes sociais. Muitas pessoas consideraram suas declarações transfóbicas e prejudiciais à comunidade transgênera, enquanto outras defenderam a liberdade de expressão do homem mais rico do mundo.

Musk contra Califórnia

Além dos comentários sobre sua filha, Musk também se envolveu em outra questão envolvendo identidade de gênero. Na semana passada, o empresário anunciou que vai transferir as sedes das empresas X e Tesla da Califórnia para o Texas.

Na decisão, ele citou uma nova lei californiana que proíbe as escolas de forçar professores a informarem os pais sobre a orientação sexual ou identidade de gênero de seus filhos sem o consentimento dos alunos.

Continua após a publicidade

Musk afirmou que a lei foi "a gota d'água" e contribuiu para sua decisão de realocar a empresa. “Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias quanto empresas, a SpaceX agora mudará sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas”, escreveu Musk. “E a sede da X será movida para Austin”, informou em sua plataforma de mídia social.