É VERDADE que o modo de economia de bateria afeta o desempenho do celular
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É VERDADE que o modo de economia de bateria impacta o desempenho do smartphone. O recurso é disponibilizado para prolongar a duração da carga, mas afeta algumas funcionalidades do celular quando está ativado.
- É FALSO que carregar celular durante a noite vicie bateria — mas evite; entenda
- É VERDADE que usar carregador falso pode explodir o celular; veja outros riscos
- É FALSO que carregar o celular antes do aparelho descarregar 100% vicia bateria
“Quando usamos o modo economia, ele entra em um estado que diminui o brilho da tela e faz o processador trabalhar mais devagar. Jogos e o processamento de imagens também podem perder desempenho”, ressalta Edson Watanabe, professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ.
Segundo o especialista, isso acontece porque, nesse modo, o sistema do aparelho desabilita algumas funções — especialmente aquelas não essenciais e que ficam em segundo plano — com o objetivo de poupar energia.
Informação confirmada pelas fabricantes
informações disponíveis em sites oficiais de fabricantes de smartphones também reforçam que, ao priorizar a economia de bateria, o recurso tem impacto direto no desempenho do aparelho.
“A Economia de Bateria restringe o desempenho da CPU (sigla em inglês para Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento), limita a vibração, os serviços de localização e o uso de dados em segundo plano, resultando em uma economia substancial de bateria”, informa a Xiaomi.
A Apple, por sua vez, detalha como essa funcionalidade afeta o desempenho de iPhones — e também de iPads e iPods — ao reduzir o brilho da tela e as animações do sistema, entre outros ajustes.
“O Modo de Pouca Energia reduz o brilho da tela, as animações do sistema e otimiza o desempenho do dispositivo. Apps como o Mail não baixam conteúdo em segundo plano, e recursos como AirDrop, sincronização com o iCloud e Continuidade são desativados. Você pode continuar usando as funções básicas, como fazer e receber ligações, enviar e-mails, mensagens e acessar a internet”, destaca a Apple.
O Google, responsável pelo sistema Android, afirma em sua página de suporte que conexões de rede e aplicativos podem “sofrer atrasos” quando o modo de economia está ativado.
Portanto, o modo de economia de bateria é uma ótima opção para conservar energia em situações em que o dispositivo está com pouca carga, mas pode afetar o desempenho e a fluidez de alguns recursos do aparelho.
Leia mais:
- É FALSO que usar o notebook com carregador conectado na tomada vicia a bateria
- É VERDADE que carro elétrico exige menos manutenção do que veículo a combustão
- É FALSO que carregamento rápido estraga a bateria do celular; veja como funciona
VÍDEO | TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BATERIAS DE CELULAR