É VERDADE que a resistência contra água do iPhone diminui com o tempo de uso
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É VERDADE que a resistência à água do iPhone diminui ao longo do tempo de uso. Mesmo com testes que comprovam a proteção contra líquidos, a Apple informa que esse é um mecanismo cuja eficácia pode diminuir com os anos.
- É VERDADE que acessórios magnéticos podem prejudicar câmeras traseiras do iPhone
- É FALSO que iPhone 17 Pro Max tem espelho para selfies com as câmeras traseiras
- É VERDADE que calor extremo pode prejudicar eletrônicos; veja como evitar danos
“A resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente, e pode reduzir como resultado do desgaste normal”, explica a big tech no Manual de Uso do iPhone.
Outro ponto relevante é que danos causados por contato com líquidos não são cobertos pela garantia limitada de um ano da Apple. Ainda assim, a empresa ressalta que os consumidores podem ter direitos adicionais previstos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Modelos de iPhone com maior resistência à água
Segundo a Apple, todos os modelos lançados a partir do iPhone 7 são resistentes a respingos e foram testados em “condições controladas de laboratório”.
A fabricante destaca, porém, que os aparelhos mais resistentes são os lançados a partir do iPhone 12. Esses dispositivos podem permanecer submersos em até 6 metros de profundidade por até 30 minutos.
Ainda assim, a Apple destaca que algumas ações devem ser evitadas a fim de reduzir a chance de danos do aparelho ao ser exposto a líquidos, como:
- Nadar ou tomar banho com o iPhone
- Expor o dispositivo à água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou em esportes aquáticos
- Usar o celular em sauna, seca ou a vapor
- Submergir o iPhone intencionalmente
O que fazer se o iPhone molhar
Caso o iPhone seja molhado acidentalmente, a orientação da Apple é secá-lo batendo-o levemente com a mão no conector Lightning ou USB-C voltado para baixo. Isso ajuda a remover o excesso de líquido.
“Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar. Colocar o aparelho em frente a um ventilador soprando ar frio diretamente no conector Lightning ou USB-C pode ajudar no processo de secagem”, orienta a empresa.
Outra recomendação é não usar fontes de calor externas nem objetos como cotonetes ou toalhas de papel para secar o Lightning ou USB-C.
Também não se deve carregar o aparelho até que esteja completamente seco, sendo necessário desconectar todos os cabos do dispositivo.
“Usar acessórios ou carregar enquanto o iPhone está molhado pode danificá-lo. Aguarde pelo menos cinco horas antes de conectar um cabo Lightning ou USB-C ou acoplar um acessório”, orienta a empresa.
Em relação ao carregamento sem fio, a recomendação é limpar o smartphone com um pano macio que não solte fiapos. O dispositivo só deve ser colocado na base quando estiver totalmente seco.
Leia mais:
- É FALSO que MacBooks não pegam vírus; proteção da Apple é boa, mas não infalível
- É VERDADE que usar carregador falso pode explodir o celular; veja outros riscos
- É FALSO que carregar celular durante a noite vicie bateria — mas evite; entenda
VÍDEO | COMO TIRAR ÁGUA DE DENTRO DO CELULAR