Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível cancelar o envio de um e-mail?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Maio de 2022 às 20h00

Link copiado!

Muhammad Ribkhan/Pixabay
Muhammad Ribkhan/Pixabay

Quem já mandou um e-mail por engano ou sem o anexo certamente já pensou na possibilidade de cancelar o envio. Mas será que existe alguma forma de suspender a mensagem ou apagar o conteúdo antes de o destinatário ler?

A resposta é não, porque uma vez enviada, a mensagem sai do controle do remetente. Ao pressionar o botão, o e-mail é disparado para um servidor de e-mails criptografado, ao qual ninguém mais tem acesso. Desse servidor, a mensagem é direcionada ao endereço do destinatário, sem intermediários ou intervenções.

Continua após a publicidade

Alguns serviços, como o Gmail, têm a opção de "desenviar" e-mail, mas isso é por uma janela bem curta de tempo. Se você levar mais do que dois minutos, provavelmente não vai conseguir cancelar uma mensagem antes de ela ser disparada. O serviço apenas atrasa o envio por alguns instantes, que podem ser suficiente para perceber que alguma coisa está errada.

A recuperação só funcionará se o destinatário usar o mesmo software de e-mail que você, como o Outlook. Caso contrário, o destinatário apenas recebe o e-mail seguido por outro que fala que o remetente "deseja recuperar a mensagem anterior". Mesmo assim, é preciso que a outra pessoa ainda não tenha aberto a mensagem, ou não haverá nada para ser feito.

Na prática, esgotadas as alternativas, a melhor solução é enviar outra mensagem e pedir para desconsiderar o contato anterior. Se você esqueceu de anexar algo ou enviou um dado impreciso, escreva um novo correio eletrônico com a correção. Se você falou o que não devia a situação já fica mais complicada.

Como recuperar uma mensagem no Outlook

Continua após a publicidade

Para recuperar e substituir uma mensagem, você deve seguir os passos a seguir. Lembre-se que não é possível "cancelar o envio", mas sim trocar o que foi enviado antes:

  1. No painel de pastas, na parte esquerda da janela do Outlook, escolha a pasta Itens Enviados;
  2. Abra a mensagem que deseja recuperar: clique duas vezes para abrir a mensagem;
  3. Selecione a guia Mensagem>Ações>Recuperar esta mensagem;
  4. Clique em "Excluir cópias não lidas desta mensagem" ou "Excluir cópias não lidas e substituir por uma nova mensagem" e clique em OK;
  5. Se quiser enviar uma mensagem de substituição, redija a mensagem e clique em Enviar.

Se a opção "Recuperar esta mensagem" não aparecer, é porque o servidor Microsoft Exchange não está disponível na sua conta ou você não tem uma conta compatível. O recurso também não é liberado no Outlook para a web, portanto só funciona no aplicativo para desktops.

Como "cancelar" um envio de e-mail no Gmail

Continua após a publicidade

Quando alguém se arrepende de enviar uma mensagem no Gmail, terá pouco tempo para cancelar. Após clicar no botão, o usuário pode tentar interromper o processo de disparo com o seguinte passo a passo:

  1. No canto inferior esquerdo, localize "Mensagem enviada" e procure pela opção "Desfazer" ou "Exibir mensagem";
  2. Clique em Desfazer;
  3. Se ainda estiver no prazo, o envio será suspenso e você poderá corrigir a mensagem antes de enviá-la novamente.

Se quiser, você pode aumentar ou reduzir o prazo para recuperar um correio eletrônico do servido de e-mail do Google. Ainda não será um cancelamento efetivo, mas pode ajudar em caso de arrependimento breve.

Basta realizar o procedimento abaixo, já logado na sua conta:

Continua após a publicidade
  • No canto superior direito, clique em Configurações;
  • Procure por "Ver todas as configurações";
  • Ao lado da opção "Cancelar envio", selecione um período de cancelamento de 5, 10, 20 ou 30 segundos.