É FALSO que tomar banho após comer faça mal — mas, o cuidado deve existir no mar
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É FALSO que tomar banho após as refeições faça mal. A ideia é frequentemente transmitida nas famílias desde a infância, mas a atenção deve estar no esforço físico, como ao entrar no mar depois de comer.
- É VERDADE que grãos de café podem conter coliformes fecais; mas há um limite
- É FALSO que leite condensado diluído em água substitua consumo de leite de vaca
- É VERDADE que whey protein é um ultraprocessado; saiba se é saudável consumir
“Tomar banho depois de comer não tem problema nenhum”, enfatiza o Dr. Celso Culkier, nutrólogo do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo o especialista, a associação entre refeições e o banho pode estar ligada ao que é conhecido como congestão alimentar — um quadro em que o organismo enfrenta uma competição pelo fluxo sanguíneo.
Durante a digestão, há um aumento na demanda de oxigênio e de trabalho das células do estômago, o que eleva o fluxo de sangue na região. No entanto, o banho comum não é uma atividade intensa a ponto de gerar essa disputa entre os sistemas digestivo e muscular. Por isso, não há risco de congestão.
“O que pode impactar são banhos muito frios ou muito quentes, porque o frio ou calor excessivos alteram o fluxo sanguíneo da pele. Isso pode eventualmente interferir na divisão do fluxo sanguíneo”, explica o nutrólogo.
Cuidado com esforço físico após a alimentação
Ao contrário do banho comum, o esforço físico — como o de nadar no mar — pode levar o corpo a redirecionar parte do sangue para a musculatura.
Isso acontece porque tanto o sistema muscular quanto o digestivo precisam de quantidades consideráveis de sangue para funcionar corretamente, o que pode gerar uma disputa pelo fluido.
“Essa disputa pode deixar o cérebro com menos sangue, causando mal-estar e tontura, popularmente conhecidos como congestão alimentar”, ressalta o Dr. Alfredo Salim Helito, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês.
Outros sintomas da congestão alimentar incluem:
- Enjoo
- Dores no estômago
- Barriga inchada
- Desmaios (em casos extremos)
A recomendação é esperar entre duas e três horas — tempo médio do processo de digestão — antes de entrar no mar, reduzindo os riscos à saúde.
Portanto, tomar banho logo após fazer uma refeição não causa nenhum risco, o problema pode estar em fazer esforço físico depois de se alimentar.
Leia mais:
- É FALSO que o micro-ondas altera as moléculas dos alimentos e causa câncer
- É FALSO que beber água com limão em jejum cura doenças e desintoxica o corpo
- É FALSO que todos os queijos que têm "furinhos" apresentam coliformes fecais
VÍDEO | Usar o celular no banheiro pode danificá-lo? É prejudicial à sua saúde?
Fonte: Hospital Sírio-Libanês