Doodle do Google celebra o Dia Internacional das Mulheres
Por Douglas Ciriaco |
O Dia 8 de Março de 2024 chegou e com ele um novo Doodle do Google celebrando a data que marca a luta das mulheres de todo o mundo por igualdade. A figura deste Dia Internacional das Mulheres traz o desenho de uma colcha de retalhos que destaca “símbolos de progresso” feminino que perpassa várias gerações.
- Mulheres nos games | Escrevendo a história para contar histórias
- 8 filmes inspirados em mulheres reais para assistir no streaming
“Este Doodle do Dia Internacional das Mulheres destaca um grupo de mulheres compartilhando sabedoria durante as gerações dentro de uma colcha bordada com símbolos do progresso alcançado ao longo dos anos”, explica o Google.
Quem criou o Doodle do 8 de março?
A autoria do Doodle de hoje ficou por conta da artista chinesa Sophie Diao, que citou a própria trajetória familiar como influência para a criação.
“O lado da família da minha mãe é majoritariamente de mulheres, então sempre que eu volto visitar a família na China, nós passamos todo o verão juntas como um grande grupo multigeracional: minha vó, minhas quatro tias, minhas quatro primas e as várias senhoras da vila que passam passam o dia todo cozinhando e jogando baralho”, detalhou a artista.
“Eu quis capturar esse sentimento confortável e aconchegante de gerações mais velhas compartilhando a sabedoria e um precioso tempo de qualidade com os mais jovens”, finaliza.
Por que 8 de março é o Dia Internacional das Mulheres?
A origem da data é controversa e há vários eventos que podem ter culminado na escolha da data.
Operárias ocuparam uma fábrica têxtil em Nova York em 8 de março de 1857 demandando melhores condições de trabalho. Como resposta, os proprietários incendiaram a fábrica e 129 trabalhadoras morreram.
Outro incêndio, desta vez na fábrica Triangle Shirtwaist, nos EUA, em 25 de março de 1911, também contribuiu para o imaginário deste período do ano. Neste dia, trabalhadores estavam em greve e 125 mulheres e 21 homens morreram após a tragédia.
Outro evento teria contribuído para a escolha da data é a grande passeata com mais de 90 mil mulheres russas contra condições de vida degradante realizada em 8 de março de 1917. O evento aconteceu ainda na Rússia czarista, antes da revolução que daria origem à União Soviética.
A partir daí, o movimento operário internacional começou a celebrar a luta das mulheres todos os anos no mesmo dia. Passadas algumas décadas, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou em 1975 o “Ano Internacional da Mulher” e adotou o 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres.
Independente de qual evento específico, fato é que os meses de fevereiro e março foram palco de lutas marcantes que contribuíram para a escolha da data.
Doodles do passado
Não é a primeira vez que o Google celebra o dia com um Doodle, então confira as ilustraçõesde algunsanos anteriores.