Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira o quão rápida a sua conexão de internet realmente é

Por| 26 de Setembro de 2016 às 23h35

Link copiado!

Confira o quão rápida a sua conexão de internet realmente é
Confira o quão rápida a sua conexão de internet realmente é

Ter apenas um computador para uso de internet em casa é a chave para verificar a verdadeira velocidade de sua conexão de banda larga.

Caso você perceba que a sua conexão com a internet está muito lenta, faça o teste a seguir antes de pedir que a sua fornecedora de internet tome alguma providência. O teste vai te informar a velocidade máxima que você pode alcançar com o serviço que você tem assinado no momento e pode ainda determinar se o problema for um dispositivo em particular que você esteja usando para se conectar à internet.

Passo 1. Use um computador (desktop ou laptop) que possua uma porta de rede Gigabit. Note que você vai precisar de um cabo de rede para realizar esse teste.

Passo 2. Certifique-se de que o computador de teste é o único a estar usando a internet no momento.

Continua após a publicidade

Se você tiver um modem e um roteador, desconecte o roteador do modem usando e, usando um cabo de rede, conecte o computador diretamente na porta de rede do modem.

Se você tiver um modem/roteador no mesmo aparelho, verifique se o computador que você está testando é o único ligado à porta LAN do dispositivo. Além disso você deve desativar o Wi-Fi no modem ou roteador/modem, pelo menos durante o teste. Você pode fazer isso entrando na interface web do dispositivo. (Alguns dispositivos possuem um interruptor de hardwar para desligar Wi-Fi também).

Passo 3. Em seguida, no computador, acesse speedtest.net e clique sobre a opção "Begin test". Alternativamente, você também pode usar outros serviços de teste, tais como o fast.com, speedof.me ou o testmy.net). É recomendável executar o teste algumas vezes, e não deixe de experimentar alguns servidores diferentes (quando tiver a opção) para se conectar. Apenas cetifique-se de que todos eles estejam realmente perto da sua casa. A pontuação mais alta que você verificar é a velocidade real que a sua internet tem.

Continua após a publicidade

Tenha em mente, no entanto, que a sua velocidade de banda larga oscila o tempo todo. Isso ocorre porque o sinal de teste não viaja diretamente do servidor de teste para a sua casa, existem alguns "pit stops" ao longo do caminho. Dependendo do lugar onde o sinal parar, ele pode ser abrandado um pouco ou muito. Ainda acontece que, em um momento específico, um servidor teste pode estar sendo acessado por vários usuários que estão tentando fazer o mesmo teste. Isso também pode afetar os seus resultados negativamente.

Note que, as velocidades que você verificar no teste serão as melhores possíveis. Quando você realizar uma tarefa real relacionada à internet, como assistir a um streaming ou navegar na web, o desempenho dependerá também dos servidores de todas as partes envolvidas, como o fornecedor de serviços, o serviço de streaming que você está utilizando, etc. Esses servidores podem, ou não, serem capazes de apresentar o seu conteúdo tão rápido quanto o dispositivo é capaz de recebê-lo.

Para determinar a velocidade da internet de um dispositivo em particular a qualquer momento, basta ir ao speedtest.net no computador (com a sua configuração normal de rede doméstica) ou baixar e executar o aplicativo Speed.net no seu iOS ou Android.