Como usar o site Mapeia para criar rotas com pedágio

Como usar o site Mapeia para criar rotas com pedágio

Por André Lourenti Magalhães | 04 de Janeiro de 2021 às 10h50
André Magalhães/Canaltech

Ao planejar uma viagem de carro ou moto, é muito importante prestar atenção aos gastos. Além do combustível, os pedágios durante o trajeto também são uma despesa considerável. O site Mapeia auxilia nesse processo, calculando uma estimativa do valor gasto para qualquer destino.

O Mapeia funciona como uma plataforma de navegação. No entanto, possui uma função que não está presente em outros sites, como Google Maps e Waze: ao informar o preço do litro do combustível e o consumo por litro do automóvel, calcula o gasto respectivo de acordo com a distância. Não permite fazer a navegação em tempo real, mas vale a consulta antes de pegar a estrada. Confira como usar!

Mapeia: como criar rotas e descobrir gastos com pedágio

Passo 1: no seu navegador, acesse mapeia.com.br. O site possui versões para computadores e celulares;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 2: primeiramente, digite os endereços de partida e chegada nos respectivos campos de pesquisa. O site informará uma sugestão de resultado;

Informe os endereços da viagem (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, é hora de informar os números referentes ao combustível. Digite o valor do litro, de acordo com o posto no qual deseja abastecer, e informe o consumo médio do veículo em quilômetros rodados a cada litro;

Inclua informações sobre o consumo de combustível (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: com todas as informações preenchidas, selecione "Mapear";

Faça a pesquisa pela ferramenta (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: o site informará a rota mais comum, com todas as informações. É possível visualizar o tempo estimado, distância e os gastos totais. Os pedágios são exibidos com ícones dentro do mapa.

Confira os valores calculados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Seguindo essas etapas, você poderá visualizar as despesas de uma viagem em planejamento. Deixe seu comentário abaixo sobre a plataforma!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.