Publicidade

Como seria o som de uma cor abstrata? É o que este experimento do Google propõe

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Captura de Tela/Canaltech
Captura de Tela/Canaltech
Tudo sobre Google

Considerado um dos pais da Arte Moderna e um pioneiro no Movimento Abstracionista, Vassily Kandinsky tinha uma característica rara entre os artistas: a sinestesia. Esse fenômeno descreve momentos em que um sentido é invadido por experiências involuntárias relacionadas a outros — no caso de Kandinsky, ele conseguia ouvir sons provocados por cores e formas.

Em homenagem ao artista, o Google Arts & Culture criou uma nova experiência online na qual conseguimos entender melhor como o artista interpretava o mundo. Através do site Play A Kandisnky, a empresa usa a famosa pintura Amarelo, Vermelho, Azul para mostrar os diferentes sons produzidos por ela.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O experimento interativo permite ver — e ouvir — um triângulo verde como um violino, círculos vermelhos e pretos como elementos de percussão e um flautim sendo representado por um pequeno triângulo azul claro. Além de representar sons, cada tom escolhido pelo artista também traz um sentimento associado — o vermelho representa a confiança e a alegria, enquanto o azul profundo mistura paz e o luto.

Realizada em parceria com o Centro Pompidou, em Paris, a iniciativa do Google também inclui uma galeria de arte em realidade aumentada (disponível para Android e iOS), artigos com fatos sobre a vida do pintor e entrevistas com especialistas em sua obra. Através da página oficial do Google Arts & Culture, também é possível acompanhar fotos do cotidiano de Kandinsky, conferir seus passeios com a cadela Daisy e descobrir como sua arte afeta o mundo até hoje.

Fonte: Google Arts & Culture

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*