Como saber qual empresa ligou para você só pelo número
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
As ligações de números desconhecidos podem tirar qualquer um do sério durante o dia. Além do excesso de chamadas, ainda existem os momentos em que o outro número desliga assim que você atende. Para descobrir de onde vem a ligação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza a página “Qual Empresa Me Ligou”.
- Como bloquear um número no iPhone | Evite ligações
- 4 apps para bloquear chamadas desconhecidas no celular
Pelo site, você só precisa digitar o número de quem ligou: caso esteja cadastrado na base de dados do serviço, é possível ver a razão social da empresa e o CNPJ por trás desse telefone celular. Os números de empresas são disponibilizados pelas prestadoras Algar, Claro, Telefônica, Tim, Sercomtel e Oi. Saiba como usar o serviço.
Como usar a ferramenta Qual Empresa Me Ligou
- No navegador, acesse qualempresameligou.com.br;
- Em seguida, insira o número de telefone que fez a ligação;
- Preencha o Captcha e selecione “Consultar”;
- Caso o número esteja vinculado a uma empresa na base de dados, é possível ver a razão social e o número do CNPJ.
O que posso fazer após descobrir a empresa?
Agora que você possui essas informações, é possível tomar algumas providências e evitar novas chamadas. Para empresas de telecomunicações ou de bancos, é possível cadastrar o número na plataforma Não Me Perturbe: as empresas não poderão mais enviar ofertas a partir de 30 dias após o cadastro.
Em outros casos, você pode bloquear o número da empresa diretamente pelo celular. Existe, também, a possibilidade de recorrer ao Procon do seu estado para cadastrar seu número de telefone e conter as chamadas com ofertas de telemarketing.
Vale a pena ressaltar que números de telemarketing ativo, aqueles que oferecem produtos e serviços pelo telefone, precisam ser identificados pelo prefixo 0303.
O que significa razão social?
Além do CNPJ, a Qual Empresa Me Ligou oferece a razão social da empresa. Esse é o nome utilizado no momento do registro da pessoa jurídica e aparece em documentos como contratos e notas fiscais.
No entanto, nem sempre a razão social é o nome da empresa disponibilizado ao público, também conhecido como nome fantasia. Portanto, após receber essas informações, é recomendável jogar o CNPJ ou a razão social no Google para descobrir mais detalhes, como nome fantasia, endereço e data de abertura do cadastro.