Como parcelar o pagamento do MEI atrasado

Como parcelar o pagamento do MEI atrasado

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 01 de Dezembro de 2021 às 18h30
gov.br

Dica importante para quem é Microempreendedor Individual (MEI): caso tenha atrasado o pagamento do seu Documento de Arrecadação Simples Nacional (DAS), é possível parcelar a sua dívida e evitar irregularidades. O procedimento é feito pelo portal do Simples Nacional, através da lista de serviços do Simei, Antes de realizar esse pedido, certifique-se de que não possui pendências na sua declaração anual (DASN) em anos anteriores.

Após solicitar o parcelamento, a plataforma gera um boleto de pagamento para a primeira parcela do DAS e permite o uso de débito automático nos meses seguintes. Há a possibilidade de dividir em até 60 vezes, com valor mínimo de R$ 50 por parcela. Para melhor visualização da página, é recomendado fazer o processo em seu computador. A seguir, confira o passo a passo!

  1. Acesse o portal do Simples Nacional em seu navegador clicando aqui. Em seguida, passe o mouse sobre o ícone "Simei Serviços" e selecione "Parcelamento";

  2. Na próxima tela, clique no ícone de chave ao lado da opção "Parcelamento - Microempreendedor individual";

    Acesse a plataforma para parcelar o pagamento de MEI atrasado (Captura de tela: André Magalhães)


  3. Informe o número do CNPJ, do CPF da pessoa responsável e o Código de Acesso para acessar a plataforma. Caso não possua o código de acesso, é possível criá-lo pelo próprio site com o botão destacado no rodapé do formulário;

    Faça o acesso com as informações solicitadas (Captura de tela: André Magalhães)


  4. Após o acesso, clique em "Pedido de parcelamento";

    Acesse a opção para iniciar o parcelamento (Captura de tela: André Magalhães)


  5. Confira as parcelas disponíveis e o valor total da dívida. Clique em "Sim" para confirmar o parcelamento e acompanhe as instruções.

Como encontrar o código de acesso?

Durante o acesso, é necessário informar uma senha numérica chamada "Código de Acesso". Se você não possuir essa informação, o próprio site do Simei permite criar ou alterar o código atual. Nesse caso, há um novo formulário que solicita o número de recibo da sua declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). Esse número de recibo pode ser encontrado na plataforma "Meu Imposto de Renda", com login pela conta Gov.br. Clique aqui para acessá-la.

Pagamento do MEI atrasado: o que acontece ao não pagar a dívida?

Tenha muito cuidado com o atraso do pagamento do DAS: dependendo do caso, seu débito pode ser enviado para a Dívida Ativa da União, com diferentes taxas de juros. Além disso, se a dívida não for regularizada, o seu CNPJ pode ser cancelado.

Fonte: Gov.br

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.