4 aplicativos para abrir e gerenciar sua conta MEI

4 aplicativos para abrir e gerenciar sua conta MEI

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Agosto de 2021 às 18h40
André Magalhães/Canaltech

A criação de um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) é uma solução prática para prestadores de serviços autônomos e empreendedores de pequenos negócios. Se você possui um faturamento de até R$ 81 mil por ano, é possível fazer a formalização para receber um CNPJ e emitir notas fiscais para o seu serviço.

Ser MEI traz diversas vantagens: os impostos são reduzidos em comparação com outros tributos para pessoas jurídicas e pagos em um valor fixo, recolhidos através do Documento de Arrecadação Simples Nacional (DAS). Além disso, por contribuir ao INSS, possui direito à aposentadoria por idade.

Existem aplicativos que ajudam com as etapas desse processo, desde a abertura do MEI ao gerenciamento dos boletos do DAS. Para emitir notas fiscais, é necessário consultar os órgãos municipais da sua cidade. Veja, a seguir, os principais aplicativos para gerenciar sua conta de Microempreendedor Individual.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. MEI Fácil

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Criado pelo banco Neon, o MEI Fácil concentra as principais funções para microempreendedores individuais. A abertura é feita gratuitamente com nome completo, CPF e outros documentos exigidos. Em seguida, o aplicativo disponibiliza os recursos para gerenciar a sua conta.

App abre MEI e traz recursos para gerenciar pagamentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo MEI Fácil, é possível conferir todas as guias do DAS e acessar o código de barras de cada boleto. Além disso, o aplicativo permite acessar rapidamente o seu certificado de MEI e facilita o controle de outros documentos e informações importantes, como a Declaração Anual. Para quem possui o cadastro de serviço na cidade de São Paulo, a ferramenta ainda permite emitir notas fiscais.

O aplicativo também disponibiliza recursos para receber pagamentos por boleto ou máquina de cartão e criar uma conta digital própria para o MEI. Com a conta MEI Fácil, é possível utilizar o PIX, realizar transferências bancárias e pagar o DAS mensalmente com o saldo.

2. MEI Grátis

O MEI Grátis é mais uma opção para abrir e gerenciar as principais pendências da conta MEI. A abertura é gratuita e, caso já possua um CNPJ, o aplicativo requer um cadastro na própria plataforma para trazer as informações de pagamento. Em seguida, basta acessá-lo para listar o DAS por mês, emitir os boletos, conferir o status da empresa e encontrar o seu certificado de MEI.

Gerencie o DAS e crie orçamentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app conta com um interessante recurso para criar orçamentos e enviá-los a clientes. Após a análise de cada proposta, os orçamentos ficam armazenados em abas para aprovações e rejeições. Por fim, é possível criar recibos para facilitar a organização dos seus documentos e serviços prestados.

Perfis com cadastro na plataforma também podem acessar o Clube MEI Grátis, com benefícios exclusivos de empresas parceiras. Se você é iniciante como MEI, o aplicativo também reserva uma área de dicas e conteúdos educativos que podem te auxiliar durante o processo.

3. Mais MEI

O Mais MEI é outra alternativa para abrir o seu cadastro como Microempreendedor Individual. Entretanto, ao contrário das outras opções, o aplicativo cobra R$ 99,90 para fazer a abertura e oferecer o suporte durante a regularização. O processo costuma levar até 48 horas para a conclusão.

App permite abrir sua conta MEI em poucos passos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você já possui um MEI, o app pode ser usado gratuitamente para fazer o gerenciamento das informações. Com uma conta criada na plataforma, é possível acessar os dados pelo app ou pela versão para navegadores em seu computador. As funções incluem emissão de boletos do DAS, acesso ao cartão CNPJ, regularização de informações cadastrais e a opção de cancelar a sua conta.

A plataforma também oferece serviços adicionais para prestar serviços, como uma conta digital PJ para facilitar pagamentos e serviços parceiros para gerir suas cobranças. Há, ainda, uma aba com conteúdos educativos para temas como empreendedorismo, cobranças e os benefícios de ser MEI.

4. MEI

Existe um aplicativo oficial para Microempreendedores Individuais feito pela Receita Federal e disponibilizado pelo Governo do Brasil. MEI, no entanto, não permite abrir uma nova conta, mas pode ser utilizado para acessar as suas guias de pagamento e pagar o DAS por Pix ou boleto.

Acesse seus boletos rapidamente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface é muito mais simples do que os outros aplicativos dessa lista. Consequentemente, as funções também são mais limitadas: além da emissão das guias de pagamento, é possível consultar as informações cadastrais do CNPJ, visualizar detalhes sobre o Simples Nacional e cadastrar pedidos de restituição.

O aplicativo não solicita nenhum cadastro e requer apenas o número do CNPJ para exibir as informações. Dessa forma, qualquer pessoa com o número pode consultar pelo app. Caso queira utilizar o login gov.br e acessar mais funcionalidades para MEI, uma opção é utilizar o Portal do Empreendedor (Web).

Qual aplicativo você utiliza? Comente!

Fonte: MaisMEI, Portal do Empreendedor

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.