Como mudar ou recuperar a senha do Gmail

Como mudar ou recuperar a senha do Gmail

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 23 de Novembro de 2021 às 08h20
Divulgação/Google

O Gmail, criado pelo Google em 2004, é um dos principais serviços da atualidade, permitindo conexão com diversos recursos da plataforma, como Drive e YouTube, além de facilitar o acesso a diversos sites de terceiros. Perder o acesso à plataforma pode parecer o fim do mundo, mas não se preocupe, com um processo simples é possível mudar ou recuperar sua senha, tendo sua conta de volta.

Como mudar a senha do Gmail

Vamos mudar a senha primeiro, inciando com o acesso à área de gerenciamento de sua conta. Clique na foto de perfil no superior direito e vá para a área de Segurança, encontrada logo abaixo ao nome de usuário. Aqui, desça a barra de rolagem e clique em "Senha", a seguir, entre em sua conta para continuar.

Assim que acessar, escolha uma nova senha e confirme para concluir a operação, trazendo mais segurança a sua conta.

Altere a senha para aumentar a segurança de sua conta (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Como recuperar a senha do Gmail

Por motivo de segurança, o Google não encaminha sua senha por nenhum meio, mas é possível acessar sem ter que mudar sua senha. Na área de login, clique em "Esqueceu a senha?". Selecione "Tentar de outro jeito" e utilize o meio que preferir, podendo ser e-mail, telefone ou verificação em duas etapas, como no meu caso. Se quiser saber como ativar a verificação em duas etapas, o link abaixo te ajuda no processo.

Insira o código através da forma de sua escolha e continue (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

O Google encaminhará outro código de recuperação, desta vez é obrigatório que seja um e-mail. Escolha um endereço válido, de confiança, e prossiga. Após o acesso, a página para alterar senha aparecerá, caso não deseje clique em "Pular" para voltar a sua conta, mas, mesmo com essa possibilidade, fortemente indico a renovação da senha para maior segurança da conta.

Pule a etapa caso manter a senha antiga (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Dessa maneira, você consegue mudar ou recuperar a senha do Gmail e voltar a utilizar tudo o que a plataforma tem a oferecer.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.