Publicidade

Como limpar cache de rede | Flush DNS

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Ilya Pavlov/Unsplash
Ilya Pavlov/Unsplash

Se a sua conexão com a internet apresenta algum tipo de problema, pode ser uma boa pedida limpar o cache de rede para recuperar a estabilidade. Esse procedimento também é conhecido como Flush DNS e consiste em remover bugs e endereços de IPs armazenados ao longo do tempo, o que pode gerar lentidão por conta da sobrecarga ou até mesmo erros ao acessar páginas com links quebrados.

Aliás, a sigla DNS significa Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio, em livre tradução) e é o local do computador onde os arquivos de cache ficam armazenados — sistema semelhante ao que é visto em navegadores.

É justamente esse sistema que torna possível acessar páginas da web de forma mais rápida.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como limpar o cache de rede

O Flush DNS é um processo extremamente simples de ser executado e não requer nenhum conhecimento avançado em informática. Abaixo, você confere os métodos para Windows e macOS:

No Windows

O passo a passo abaixo funciona em qualquer versão do Windows a partir do 7 e pode ser concluído em poucos cliques. Aprenda:

  1. Na tela inicial, clique no menu Iniciar;
  2. Digite cmd e clique com o botão direito em “Prompt de comando”;
  3. Clique em “Executar como administrador” e em “Sim”;
  4. Digite o comando ipconfig /flushdns e aperte Enter.

Pronto, agora basta reiniciar o computador e conferir o resultado da limpeza.

No macOS

Se você usa macsOS e deseja limpar o cache de rede da sua máquina, saiba que o processo pode variar de versão para versão. Apesar das diferenças, o passo a passo é simples de ser seguido.

Continua após a publicidade

Primeiramente, você deve pressionar a tecla F4 e digitar “terminal” no campo de busca do launchpad para ter acesso à janela do terminal. Depois disso, no prompt de comando, você deve digitar a seguinte linha, de acordo com a versão do seu Mac:

  • Yosemite ou superior: sudo killall -HUP mDNSResponder;
  • Mavericks, Mountain Lion e Lion: sudo killall -HUP mDNSResponder;
  • Leopard ou anteriores: sudo lookupd -flushcache.

Você ainda pode conferir essas dicas para deixar o seu Mac mais rápido. Caso você também use Windows, aprenda 10 ótimas dicas para otimizar o sistema operacional e deixar a máquina mais rápida.