Como ganhar dinheiro extra com um negócio digital

Por  Redação  | 

Compartilhe:
PUBLIEDITORIAL
Tima Miroshnichenko/Pexels
Tima Miroshnichenko/Pexels

Celebrado em 5 de outubro, o Dia do Empreendedor é uma excelente oportunidade para tirar do papel algumas ideias para ganhar dinheiro na internet. Existem métodos honestos e comprovados para faturar uma renda extra online e ajudar com as despesas do dia a dia, e aqui você vai conhecer três dicas especiais para dar esse passo em sua vida.

Por que empreender?

Empreender amplia as formas de ganhar dinheiro com um negócio próprio. Você pode optar por uma rotina mais flexível, com horários e dias de atuação diferentes do horário comercial, por exemplo, e também é uma opção de renda extra para quem está na faculdade ou precisa explorar mais opções para garantir um fim de mês mais tranquilo.

A principal vantagem em trabalhar pela internet é que você não precisa sair de casa para iniciar um novo negócio. Os métodos de empreendedorismo digital são uma solução até para quem não tem um PC e procura ganhar dinheiro pelo celular: basta ter um dispositivo e uma conexão com a internet para dar os primeiros passos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

No Brasil, mais de 42 milhões de pessoas estão envolvidas com a criação ou a manutenção de um negócio próprio, de acordo com o relatório executivo "Empreendedorismo no Brasil", do Sebrae em colaboração com o Global Entrepeneurship Monitor. Isso não inclui apenas proprietários de grandes empresas, mas também profissionais que decidiram empreender por conta própria em diferentes níveis para garantir maior flexibilidade de trabalho e fonte de renda.

O cenário no país é muito emergente: a mesma pesquisa revela que 60% dos entrevistados desejavam ter um negócio por conta própria em 2022 contra apenas 17,9% em 2017. As mudanças nas relações de trabalho, digitalização e consequências da pandemia são alguns fatores que influenciam nas decisões.

3 formas de ganhar dinheiro com um negócio digital

Uma das formas mais comuns para empreender envolve a criação de um site. Existem soluções para hospedar e criar uma página da web rapidamente: além de criar do zero, também é possível recorrer a modelos prontos para lojas virtuais, blogs, portfólios e links institucionais.

1. Criar blog e usar links de afiliados

O programa de afiliados envolve a criação de links personalizados para vendas em outras lojas, como redes de varejo. A cada compra efetuada através do link, a pessoa ganha uma comissão. Esse recurso pode ser usado para a venda de infoprodutos, como cursos online e e-books, mas também é um sistema de marketing usado por grandes redes de e-commerce e varejo — você pode escolher a opção mais adequada à sua rotina.

Uma das opções para começar a trabalhar com os links de afiliado envolve criar um blog: análises de produtos, receitas e relatos de viagens são apenas algumas das opções de temas que podem render parcerias. Para isso, a alternativa é usar um criador de sites para gerar a página rapidamente e colocar o conteúdo no ar em poucos minutos.

Dependendo das opções de investimento, algumas opções de tráfego pago também podem ajudar a movimentar a página e aumentar as comissões.

2. Montar uma loja online

Existem várias opções para vender pela internet — algumas delas nem requerem que você tenha um estoque próprio, como é o caso do dropshipping. Aproveite para explorar vários segmentos do mercado, como aparelhos eletrônicos, vestuário, peças artesanais, infoprodutos e muito mais.

Começar um e-commerce é um método comum para empreender, principalmente ao comparar o meio físico com o digital. Uma loja online requer uma infraestrutura muito mais básica para operar e ajuda a diminuir os gastos iniciais, além de alavancar a audiência para praticamente todo o território brasileiro.

Criar a própria loja fica mais fácil com ferramentas intuitivas e até com um assistente por inteligência artificial. Além de cuidar da parte visual, uma boa plataforma garante para gerenciamento de estoque e facilita o acompanhamento do fluxo de entradas e saídas.

3. Trabalhar como freelancer

O trabalho de freelancer é muito comum para a prestação de serviços pela web, com oportunidades para criação de conteúdo, design, programação de sites, planejamento e por aí vai. A vantagem desse tipo de serviço é combinar um valor e produzir somente a demanda acertada, sem vínculo de emprego.

Um estudo publicado pela plataforma Freelancer.com revela que as funções de redação, fotografia, mídias sociais, UI design e escrita criativa possuem demandas profissionais altas em 2023.

Existem plataformas específicas para encontrar trabalhos do tipo, mas profissionais autônomos também podem ficar de olho em redes sociais como o LinkedIn. Na hora de oferecer os próprios serviços, é muito importante ter um bom cartão de visitas, como um site de portfólio.

Os portfólios conseguem armazenar trabalhos profissionais e informações para contato rápido, com e-mail, telefone e links para redes sociais. É possível criar um site rapidamente para abrigar todas as informações essenciais e ainda fornecer um espaço para enviar arquivos de mídia ou exemplos do que já foi produzido.

Tendências para empreendedorismo no Brasil em 2024

Caso você não saiba por onde começar a empreender, alguns temas podem ajudar. De acordo com o boletim "Tendências de Empreendedorismo 2024", produzido pelo Sebrae, os próximos anos serão impulsionados por ações que envolvem tecnologia, inovação, sustentabilidade e compartilhamento.

O importante é ter noção sobre essas diretrizes e aplicá-las sobre os temas de sua preferência. Fique de olho em assuntos como inteligência artificial, economia compartilhada, negócios digitalizados e serviços personalizados — esses são alguns fatores-chave que podem garantir um bom começo na hora de montar o próprio negócio.

Comece a produzir com a Hostinger

Todas as formas mencionadas podem ser feitas por qualquer pessoa com um computador ou celular com conexão à internet. Para seguir adiante com a ideia de montar um site e aderir ao empreendorismo digital, vale a pena conhecer os planos da Hostinger: a empresa tem o melhor custo-benefício do mercado para criar um blog, site ou loja virtual com domínio próprio, o que amplia as opções de personalização.

Além disso, as ferramentas de inteligência artificial do criador de sites ajudam a editar todo o layout e o conteúdo das páginas. Não é necessário ter domínio de programação para marcar a presença na web, e você pode focar nas outras estratégias para impulsionar o negócio.

A Hostinger ajuda a colocar o site ou a loja no ar em minutos, com planos de hospedagem que variam entre R$ 12,99 e R$ 149,99, todos adaptados à necessidade do usuário. E ainda há uma condição especial: use o cupom CANALTECH na tela de compra para garantir 10% de desconto em qualquer plano de hospedagem de 12 meses ou mais e domínio grátis por um ano.

Aproveite a oferta exclusiva e escolha um dos planos da Hostinger