Como funciona o botão "Estou com sorte" do Google?

Por Pedro Cipoli | 16 de Junho de 2019 às 21h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Para que serve o botão “Estou com sorte” do Google? Ele está presente no buscador já há bastante tempo, mas será que ele abre uma página aleatória? Claro, a ferramenta usa as palavras que digitamos no campo de pesquisa, mas será que há algum critério para o que será exibido?

PageRank

Basicamente, a página que abre é a que possui o melhor rankeamento no PageRank. A página mais relevante, considerando os termos de pesquisa, abrirá automaticamente, sem passar pelos resultados de pesquisa.

Por exemplo, vamos pesquisar o livro Mapas do significado, de Jordan Peterson, clicando no “Estou com sorte”:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Chegamos à página da Amazon que comercializa o livro.

Agora, este é o link mais relevante? Por incrível que pareça, sim. Basta executarmos uma pesquisa com os mesmos termos.

O primeiro resultado (excluindo os links de vídeos sobre o livro no começo da página) é justamente o link da Amazon. Ou seja, o botão “Estou com sorte” simplesmente pula a página de pesquisas, já abrindo o primeiro resultado encontrado. Algo que pode variar com o tempo, dependendo do rankeamento das páginas em questão.

Simples assim. Mas você sabia que o Google perde dinheiro com esse botão?

Milhões e milhões

Pois é, e não é pouca coisa: são US$ 110 milhões de prejuízo com a ferramenta todos os anos.

O motivo? Se não visualizamos a página de pesquisas, não vemos os anúncios do Google, que é a fonte de receita da empresa. Não vemos nem o anúncio da própria Amazon sobre o livro que pesquisamos: vamos direto à página.

Então por que manter um recurso que dá prejuízo? Segundo Marissa Mayer, essa decisão é só para lembrar que o Google não está em busca apenas de dinheiro, e sim atender às necessidades das pessoas.

Resumindo, o “Estou com sorte” pula a página de pesquisa e abre o primeiro resultado. O Google não ganha dinheiro e você economiza tempo. Afinal, geralmente clicamos no primeiro link em nossas pesquisas, então pulamos essa parte.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.