Buffer: Como forçar o Youtube a carregar o vídeo até o final

Por Gabriel Tonobohn

Antigamente, quando você começava a tocar um vídeo do Youtube e parava, o conteúdo continuava sendo baixado (carregando para o buffer do computador). Assim, quando você continuava a tocá-lo, ele já estava carregado e não travava mais. Isso não acontece mais, infelizmente.

O recurso era especialmente útil para quem possuía conexões lentas. Bastava pausar e deixar o vídeo carregando para ver depois. Mas desde que o Youtube mudou para um novo protocolo chamado Dynamic Adaptive Streaming (DASH), esse truque não funciona mais, já que ele carrega apenas um pouquinho além de onde o vídeo foi parado.

Felizmente, existe um truque que desabilita o DASH e força o Youtube a fazer o buffer do vídeo todo. Para isso, basta instalar uma extensão no navegador chamada Youtube Center, disponível para Firefox e Chrome. Você encontra todas as versões disponíveis para download na página oficial do Youtube Center.

youtube Center

Essa é a parte boa da notícia. A parte má é que o Youtube Center tem lá seus problemas. Um deles é que ele não funciona com o Firefox 24 ou superior (Firefox beta), mas em compensação é mais fácil de usar no navegador da Mozilla do que no Chrome. No Chrome, ele recentemente apareceu na Web Store, mas muitos usuários reportaram problemas dizendo que ele não funciona.

Se você é um usuário do Chrome, pode fazer o seguinte passo-a-passo para habilitar o Youtube Center:

  1. Baixe o Youtube Center como um arquivo .CRX, que é desenhado para o navegador Opera, mas também funciona no Chrome. Ignore qualquer mensagem de erro a respeito de compatibilidade.
  2. No Chrome, clique em Configurações > Ferramentas > Extensões
  3. Arraste o arquivo .CRX baixado para a aba Extensões e aceite a solicitação de instalação.
  4. Agora abra o Youtube. Você deverá ver imediatamente a janela de configurações do Youtube Center.
  5. Clique em Player e desabilite a caixa próxima ao 'DASH'. Fecha a janela do Youtube Center e pronto!

Feito isso, a partir do momento que você iniciar um vídeo no Youtube ele começará a ser armazenado em buffer até o final e você verá a barrinha cinza indo para a direita mais rapidamente.

O Youtube Center na verdade faz muito mais do que isso. Ele tem funções como remoção de anúncios e publicidades antes dos vídeos, além de uma ferramenta de centralização automática de todo o conteúdo do site e de poder baixar os vídeos do Youtube em formatos como MP4, WebM, FLV e 3G9.

A extensão pode parecer complicada (e até é), mas é provavelmente uma das mais completas e com mais funções para o Youtube.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.