Como criar e usar GIFs animados

Por Dimitri Pereira

Os GIFs chegaram para ficar. As imagens animadas que todo mundo gosta estão cada vez mais populares principalmente através dos memes, que rapidamente viralizam pela internet. Porém, eles não são um item apenas para zueira. Se bem usados, podem ser uma excelente maneira de conseguir mais fãs para uma marca, conquistar mais seguidores, chamar atenção para uma postagem importante e gerar um relacionamento mais íntimo entre uma empresa e o seu público-alvo.

Confira a seguir alguns sites nos quais você aprenderá a fezer os seus próprios GIFs e encontrar tantos outros para utilizá-los da melhor maneira.

Como criar os seus GIFs

Hoje existem diversos serviços online que permitem a criação das próprias imagens animadas. Eles podem ser gerados a partir de uma combinação de uma série de fotos sequenciais ou podem também ser feitos a partir da extração de um trecho de algum vídeo, que ficará em looping eternamente. Conheça então as melhores ferramentas para que você crie os seus próprios GIFs.

GIPHY

O serviço de GIFs mais popular de todos é o GIPHY. Provavelmente é o mais completo dessa categoria. Ele não é só um celeiro de imagens animadas, mas também oferece ferramentas que permitem a criação das suas próprias obras a partir de um vídeo (GIF Maker) ou de fotos sequenciais (Slideshow). Com ele, também é possível adicionar legendas em GIFs já prontos (GIF Caption) ou editar um arquivo (GIF Editor).

gif

Gifs.com

O site Gifs.com não é o mais popular, mas é simples e completo, e é uma excelente ferramenta para quem quer criar os seus próprios GIFs. Ele permite que o usuário extraia vídeos de vários serviços, como o Youtube, o Vine e o Instagram por exemplo. Durante a edição, o Gifs.com oferece a possibilidade de que o interessado adicione vários efeitos e escreva as suas próprias legendas. Dá ainda para cortar imagens animadas já prontas. Tudo é disponibilizado gratuitamente e sua interface é bem simples.

gif

Imgflip

Dentre os serviços de criação de GIFs, o Imgflip é o mais intuitivo de todos e bem objetivo. A ferramenta se destaca por ser a mais fácil de ser usada. Ele oferece duas opções para o usuário criar um GIF: a primeira é tendo como base um vídeo, que pode estar online ou ser enviado do seu desktop, ou através de uma sequência de fotos salvas em seu computador.

gif

Recordit

Com o software Recordit você poderá criar GIFs gravando o que está acontecendo na tela do seu computador. Essa gravação poderá ser salva tanto como um vídeo quanto como um GIF animado. Ele é fácil de usar, gratuito e está disponível tanto para Windows como para Mac OS.

gif

Photoscape

Usando o Photoscape você criará os seus GIFs de forma manual. Ele é famoso por ser uma alternativa gratuita ao Photoshop. O programa é um editor de imagens com funcionalidades bastante interessantes, dentre elas estão os retoques de fotografias e a adição dos filtros de cor. O software também possui um recurso de gerador de GIFs. No Photoscape, basta selecionar as imagens sequenciais na ordem correta e modificar parâmetros, como tamanho, velocidade, efeitos de transição, etc.

gif

Como encontrar GIFs prontos na Web

Se você não quer criar os seus próprios GIFs e prefere usar os que já estão prontos e disponíveis na rede, confira a seguir uma lista com alguns bancos de dados abarrotados de excelentes animações para todos os gostos para você baixar e usar como quiser.

GIPHY

Além de ser uma ótima ferramenta para a criação de GIFs, o site GIPHY é um armazém onde você encontra milhares dessas imagens animadas. Você pode fazer buscas por temas e eles já estão separados por categorias. Além disso, ele também oferece um canal especial para stickers, que são os GIFs em formato de figurinhas.

gif

Buffer Mood Board

O Buffer Mood Board é um catálogo que reúne imagens animadas ideais para serem usadas em conversas. O site separa os seus arquivos em categorias como "Olá", "Obrigado", "Animado"e "Feliz". O site ainda filtra essas animações, tirando tudo o que pode ser constrangedor, dependendo de onde você esteja fazendo a busca.

gif

Google Images

O site de buscas para GIFs animados mais óbvio é o Google Images. Pouca gente sabe, mas para buscar GIFs através do Google basta acessar o site e usar a caixa de pesquisa para buscar o termo desejado. Depois, quando surgirem os resultados, clique em "Ferramentas de pesquisa", abra o menu "Tipo" e selecione a opção "Animação". Simples assim!

gif

Imgur

Outra boa opção para fazer busca por GIFs é o Imgur. O serviço, que é famoso por hospedar fotografias, possui um canal (r/gifs) especializado nesse tipo de arquivo, embora os GIFs não sejam o seu foco principal. O inconveniente é que em sua interface principal, o Imgur exibe os GIFs de forma estática e para reproduzí-los é necessário que o usuário clique sobre cada um deles.

gif

Tumblr

A plataforma de blogging Tumblr sem dúvidas foi o serviço responsável pela popularização do uso dessas imagens animadas. Muita gente usa o site apenas para publicar as animações favoritas que vão encontrando Internet afora. O Tumblr também possui um canal específico que reúne milhares de GIFs animados extraídos dos sites que ele hospeda e esse acervo pode ser uma ótima referência quando você for procurar pelos seus.

gif

Como usar os GIFs para promover a sua marca

Se você possui um negócio próprio ou trabalha com marketing digital, o uso de GIFs pode ajudar na aproximação do público-alvo à sua empresa. Muitas marcas usam os GIFs como estratégia em mídias sociais. As imagens animadas são muito boas para mostrar a personalidade da marca, pois os consumidores preferem empresas mais "humanas", autênticas e que se comunicam de forma mais informal, jovial e contemporânea, mas sem exagerar.

Veja como a Coca Cola utilizou o GIF animado para promover a publicidade de verão com os nomes nas garrafas.

Você pode utilizar a ferramenta de GIFs para fazer um pequeno tutorial também, que é mais eficaz do que um texto e mais rápido que um vídeo. Ensine os seus seguidores a fazer alguma coisa através de uma animação simples. Como esse cabelo abaixo.

Você pode também contar uma história, que é o uso mais óbvio dos GIFs. Use uma sequência de fotografias para mostrar algum acontecimento. algumas marcas já fizeram coisas assim como para mostrar a evolução de seus logotipos ao longo de sua existência. Como o símbolo do Batman por exemplo.

É isso! As formas de utilizar os GIFs são inúmeras. Use a criatividade para tornar as imagens animadas suas parceiras nas redes sociais e também na promoção de sua empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.