Como assistir a vídeos do YouTube em janela flutuante no PC

Como assistir a vídeos do YouTube em janela flutuante no PC

Por Matheus Bigogno Costa | 21 de Abril de 2020 às 21h15

A plataforma de streaming YouTube possui à disposição uma vasta lista de vídeos com os mais variados temas. Há alguns anos, a plataforma liberou para todos os usuários a funcionalidade “Picture-in-picture”, que permite que os usuários assistam aos vídeos em forma de janela flutuante no PC.

Este recurso permite que os usuários arrastem ou coloquem o player do YouTube em qualquer canto da tela do PC que for mais conveniente. Assim, eles podem continuar utilizando o computador em outras áreas e abas, sem precisar deixar o vídeo rodando em segundo plano.

Confira neste tutorial como assistir a vídeos em janela flutuante utilizando o modo “Picture-in-Picture” em navegadores no PC. O recurso está disponível no Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e no Microsoft Edge, Vivaldi, porém, testamos no Opera e esta opção ainda não está disponível no navegador.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assista a vídeos do YouTube em janela flutuante no PC

Passo 1: acesse o YouTube e abra um vídeo que você quer assistir em janela flutuante utilizando um dos navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Microsoft Edge.

Abra o YouTube e selecione um vídeo de sua escolha (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: dê um duplo clique com o botão direito do mouse em qualquer área do vídeo e selecione a opção “Picture-in-picture”. No Safari, selecione a opção "Entrar em PIP". No Firefox, clique no ícone azul "Picture-in-picture" na lateral do vídeo. No Vivaldi, clique no ícone de "Picture-in-picture" na parte superior do vídeo.

Dê um clique duplo com o botão direito do mouse e clique na opção "Picture-in-picture" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: o player ficará destacado e sobreposto a qualquer aba que você estiver navegando. A função também continuará ativada mesmo que você minimize o navegador e acesse outros programas. Você pode dar play ou pausar o vídeo, ajustar o seu tamanho, arrastá-lo para qualquer área da tela, mas, não é possível ajustar qual momento do vídeo você quer assistir.

Ajuste o player do vídeo na tela do seu PC da forma que for mais conveniente conveniente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: no Google Chrome, a função está disponível apenas para vídeos que tenham o player do YouTube e, caso você queira utilizar esta funcionalidade para outros players, é possível utilizar a extensão chamada “Picture-in-Picture Extension”, que está disponível na Chrome Web Store.

Para utilizá-la, basta dar play em um vídeo fora do YouTube e clicar sobre o ícone da extensão, situado ao lado da barra de navegação. Em seguida, o vídeo será habilitado em modo de janela futuante.

Dê o play em qualquer vídeo fora do YouTube, clique no ícone da extensão e ajuste o player da melhor forma (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode assistir aos vídeos do YouTube no seu PC utilizando uma janela flutuante com a função “Picture-in-Picture”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.