Como adicionar legendas em vídeos do YouTube

Por Douglas Ciriaco

O YouTube conta com uma nova ferramenta que permite à comunidade traduzir e adicionar legendas em vídeos postados no portal. Se o dono do conteúdo autorizou esta função, você pode começar a legendar um vídeo ou a traduzir legendas já existentes e em outros idiomas.

O processo é relativamente simples e é feito diretamente do YouTube, sem precisar de download ou instalação de algo. Além disso, a ferramenta é bem intuitiva, mesmo que você nunca tenha legendado um vídeo na vida, é possível compreender como tudo funciona sem muito esforço.

Para facilitar ainda mais, nós preparamos um tutorial ensinando a adicionar ou traduzir legendas na plataforma de vídeos do Google. Confira:

Passo 1

Para saber se é possível legendar um vídeo, clique sobre o botão de opções em forma de engrenagem presente sempre no canto inferior direito do player do YouTube. Depois disso, clique em “Legendas/CC”.

Adicionar legendas no YouTube

No novo menu, clique em “Adicionar legendas/CC”.

Adicionar legendas no YouTube

Passo 2

Você será levado ao editor de legendas do YouTube. Se você já realizou algum trabalho de legendagem antes, vai notar que as coisas aqui funcionam igual a basicamente todos os editores de legendas. Quem nunca fez não deve demorar a compreender a plataforma, pois ela é bem simples.

O primeiro passo é escolher qual o idioma da sua legenda. Você pode escolher um entre os já exibidos no menu ou então usar a função de busca para encontrar a língua desejada.

Adicionar legendas no YouTube

Passo 3

Agora é hora de colocar a mão na massa. Dê o play, ouça o que está sendo dito e comece a digitar as legendas no campo específico para isso na parte direita da tela. Ao finalizar uma fala, basta pressionar Enter para adicionar uma linha de legenda.

Adicionar legendas no YouTube

Note que sempre que uma legenda é adicionada, ela aparece tanto na lista logo abaixo do campo de adição quanto abaixo do próprio vídeo, em uma linha do tempo. Você pode usar o cursor do mouse para movimentar uma legenda, aumentando ou diminuindo o seu tempo de reprodução livremente a fim de cobrir toda a fala a qual ela está ligada.

Adicionar legendas no YouTube

Além disso, é possível alterar o tempo de início, fim e exibição de uma legenda manualmente, digitando a informação de tempo diretamente na legenda.

Adicionar legendas no YouTube

Passo 4

Ao finalizar a legendagem do vídeo, clique em “Enviar para análise”.

Adicionar legendas no YouTube

Você verá uma mensagem informando que as legendas serão analisadas por outras pessoas antes de irem ao ar. Além disso, você precisa definir se o trabalho foi concluído ou se outras pessoas podem editar as suas legendas ainda antes da análise. Escolha a opção certa e clique em “Enviar”.

Adicionar legendas no YouTube

Pronto! Você acabou de contribuir com o YouTube ao traduzir uma legenda. Ao final, você é levado até a central de contribuições do seu perfil. Vale lembrar que você pode tanto legendar vídeos em outros idiomas quanto vídeos em português (closed caption), o que pode ser útil para que deficientes auditivos assistam ao vídeo sem prejuízo.

Atalhos do teclado

Para facilitar a sua vida, o editor de legendas do YouTube conta com alguns atalhos. Além de pressionar Enter para enviar uma legenda, você pode usar Shift + Espaço para pausar/continuar a reproduzir o vídeo ou então Shift + Seta para a esquerda para voltar a reprodução em cinco segundos.

Dê olho em suas contribuições

Você pode acompanhar as suas contribuições por meio de sua conta no YouTube. Clique sobre a imagem do seu perfil no canto superior direito da tela e depois vá em “Estúdio de Criação”.

Adicionar legendas no YouTube

Lá, clique sobre o menu “Comunidade” e então vá em “Contribuir com legendas e CC” para ver as suas contribuições.

Adicionar legendas no YouTube

Assim, você sabe se as suas contribuições foram aceitas ou não e também pode encontrar novas sugestões de vídeos a serem legendados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.