Como acelerar uma internet lenta no celular?

Como acelerar uma internet lenta no celular?

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 07 de Janeiro de 2022 às 20h30
(Imagem: Reprodução/Ketut Subiyanto/Pexels)

A maioria das pessoas acessa redes sociais e a própria internet por seus smartphones hoje em dia, e muitas vezes podem ser surpreendidos com um desempenho ruim da conexão, que demora para enviar mensagens ou carregar fotos. Como resolver este problema?

É importante, antes de mais nada, entender a razão de a internet estar lenta no smartphone. Existem vários motivos, que variam desde situações causadas pelos usuários até mesmo problemas gerais das operadoras móveis. Listamos os principais a seguir:

Muitos apps ou guias abertas

Usa muitos aplicativos? Talvez por isso sua internet esteja lenta. (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)

Se muitos programas estiverem usando a internet de seu celular, a velocidade da mesma irá diminuir. É comum que pessoas acreditem que podem deixar todos os apps abertos nos telefones, mas quanto mais os smartphones avançam na tecnologia, suas capacidades de processamento crescem, podendo deixar os softwares em execução no plano de fundo e utilizando a rede.

É importante sempre fechar os aplicativos quando não estiver mais utilizando-os. Tanto a velocidade da internet quanto o próprio processamento do celular podem ter melhorias a partir dessa simples ação.

Suas configurações de rede precisam ser redefinidas

Todos os smartphones tem configurações próprias de rede, que se estiverem configuradas de forma errada podem causar lentidão na internet. Normalmente, elas são feitas automaticamente, mas caso você esteja tendo problemas com a velocidade da conexão, pode ser que elas tenham sido bagunçadas por algum comando da operadora, principalmente se seu dispositivo for compatível com 4G, por exemplo, mas só consiga se conectar no 3G.

O processo de redefinir as configurações de rede retorna as configurações de internet do aparelho aos seus valores padrão, fazendo com que senhas de Wi-Fi tenham que ser reinseridas e que permissões tenham que ser obtidas novamente. Sabemos que parece trabalhoso, mas no fim é um dos melhores métodos para restaurar a velocidade.

Conexão ruim

Existem certos lugares que roteadores e a rede de operadoras móveis não conseguem se espalhar bem, gerando o famoso "sinal ruim". Seja por distância ou mesmo a forma como os ambientes foram construídos, todos os aparelhos podem estar sujeitos a serem usados em locais como esses.

Infelizmente, a única opção nesses casos é ir para um local com sinal melhor ou procurar outra conexão.

Como melhorar a velocidade da internet no celular em geral

É possível melhorar a velocidade da Internet no celular. (Imagem: Reprodução/Pexels/Alex Green)

Explicado as principais razões pela qual a internet em um celular pode ficar ruim, chegou a hora de saber quais passos tomar para melhorar a velocidade. Em geral, são procedimentos simples e que não exigem conhecimentos técnicos, mas ao mesmo tempo não temos como garantir que eles funcionarão em 100% dos casos.

Veja a seguir os dois métodos:

Reinicie o telefone

Uma prática comum no suporte de TI é pedir para usuários reiniciarem a máquina caso encontrem problemas - e o mesmo é recomendado para celulares que estejam com péssima velocidade de internet.

Antes de abrir uma reclamação com a operadora ou fazer qualquer outra ação, reinicie o aparelho. É bem possível que ele volte a se conectar com toda sua potência graças a este simples ato. Caso não queira reiniciar completamente o dispositivo, entrar e sair do Modo Avião também pode funcionar.

Desative apps e programas inativos em segundo plano

Como detalhamos no começo da matéria, softwares podem continuar funcionando em segundo plano e consumindo internet em celulares. Para ver o consumo deles e, caso necessário, desativa-los, é importante sempre consultar as configurações de seus aparelhos, sejam iOS ou Android, e consultar quais programas estão habilitados a funcionar deste jeito.

O método para fazer isso é simples, conforme explicamos a seguir:

iOS

  • Abra Ajustes e toque em Geral;
  • Selecione Atualização do aplicativo em segundo plano;
  • Nessa tela, um botão verde significa que a “Atualização do app em segundo plano” está ativada e um botão cinza significa o contrário. Configure como quiser;
  • Caso queira desativar a função de Atualização do app em segundo plano de todos os apps, toque em Atualização do app em segundo plano;
  • Selecione se você quer permitir que os apps sejam atualizados na Wi-Fi e dados móveis, apenas na Wi-Fi, ou nunca.

Android

  • Abra Configurações e toque em Apps e notificações;
  • Toque para ver uma lista de todos os apps;
  • Selecione o app que você quer que pare de funcionar em segundo plano - mas lembrando que se você não clicar em Restrição de segundo plano, sempre que o celular for reiniciado o programa em questão voltará a ser executado em segundo plano;

Fonte: Avast

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.