Publicidade

13 ótimas dicas para acelerar o Wi-Fi no seu celular

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

Compartilhe:
Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

É verdade que a grande maioria dos roteadores modernos já consegue transmitir Wi-Fi para ambientes maiores, mesmo com alguns obstáculos (paredes, móveis, pessoas) no caminho. Mas nem sempre o sinal é 100% estável, dificultando a conexão no dispositivo.

Com mais e mais dados acumulados (e parados) na memória do smartphone, tanto a conexão Wi-Fi quanto as demais ações no celular podem ficar mais devagar. Logo, faça essa limpeza de tempos em tempos para evitar que o aparelho fique mais lento.

Delete aplicativos que não estão em uso

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A mesma coisa do acúmulo de cache se aplica aos programas instalados no celular, que podem afetar não apenas a rapidez da conexão Wi-Fi, mas a velocidade como um todo no aparelho. Android e iOS já contam com soluções nativas nos sistemas operacionais para apagar aplicativos que não estão em uso periodicamente. Você também pode checar essas informações acessando a aba “Armazenamento".

Instale um amplificador (repetidor) de sinal

Como um complemento para o roteador, as fabricantes costumam lançar amplificadores que fazem justamente o papel de levar o sinal de Wi-Fi ambientes onde o sinal é mais fraco ou quase inexistente. Esses aparelhos, também chamados de repetidores, costumam ser mais baratos do que se você fosse comprar um novo roteador, além de poderem ser instalados em qualquer cômodo.

Cada roteador é compatível com uma série de amplificadores específicos. Portanto, verifique as informações de fábrica do seu roteador para saber se ele é compatível.

Troque ou remova a capinha do celular

A posição das antenas nos celulares varia de acordo com a fabricante, mas o local não costuma ficar onde estamos acostumados a segurar o aparelho com nossas mãos e dedos. Isso ajuda a não obstruir o sinal captado pelas antenas para reconhecer o Wi-Fi e outras conexões.

Continua após a publicidade

Acontece que muitas capas protetoras para smartphones acabam bloqueando o sinal Wi-Fi dos roteadores, tornando a conexão mais lenta e instável. Evite cases mais rígidas, como modelos feitos de tecido ou metal. Prefira capinhas que tenham um material não muito espesso, permitindo que o sinal de conexão chegue em sua totalidade no celular.

Faça testes de velocidade

É sempre bom saber como está a “saúde atual” da conexão Wi-Fi por meio de testes que medem a velocidade da rede atual.

Continua após a publicidade

Isso pode ser feito em aplicativos específicos ou sites no navegador web, e os testes fornecem um breve panorama das velocidades de download e upload. Se você se cadastrar nesses serviços, também é possível comparar resultados atuais com testes mais antigos.

Canaltech no YouTube

A presença de certos itens decorativos pode influenciar na distribuição do sinal de Wi-Fi. Isto é, ambientes com muitos vidros, espelhos e superfícies com materiais que refletem podem ter o sinal prejudicado ou interrompido. Saiba outros fatores que dificultam ou impedem a propagação de ondas. Assista ao vídeo 3 COISAS QUE PODEM ATRAPALHAR O SINAL DO WI-FI e se inscreva no Canaltech no YouTube

Continua após a publicidade

Fonte: NetSpot, HighSpeedInternet, Intel