Publicidade

Repetidor de sinal: confira mitos e verdades sobre o dispositivo

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Novembro de 2019 às 12h39

Link copiado!

Repetidor de sinal: confira mitos e verdades sobre o dispositivo
Repetidor de sinal: confira mitos e verdades sobre o dispositivo

Se você ainda pensa na possibilidade de adquirir um repetidor de sinal Wi-Fi, algumas dúvidas podem ser facilmente sanadas. Os repetidores de sinal são ótimas ferramentas para ampliar o alcance de sua conexão Wi-Fi, fazendo com que ela fique disponível até em locais ou cômodos da casa onde a internet não costuma ser das melhores. No entanto, o usuário ainda tem algumas dúvidas em relação ao uso deste tipo de dispositivo.

Logo, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o repetidor de sinal

Mito: “O repetidor de sinal diminui a velocidade da Internet”

Se você já ouviu essa frase em algum lugar, saiba que se trata de um mito. O repetidor tem como função captar o sinal de Wi-Fi que vem de seu roteador. Em seguida, ele realiza a retransmissão do mesmo sinal para as áreas que não eram alcançadas.

Continua após a publicidade

Se a sua Internet está perdendo velocidade, o repetidor de sinal não é o problema. A diminuição da velocidade pode ocorrer por conta de outros fatores determinantes, como interferências ou obstáculos na própria casa.
Por outro lado, o repetidor de sinal também não aumenta a velocidade de sua conexão Wi-Fi. Ela permanece sempre a mesma.

Verdade: “É melhor usar o repetidor de sinal do que comprar outro roteador”

Isso é verdade. Se você está considerando trocar seu roteador para ampliar o alcance de sua conexão Wi-Fi, saiba que a melhor opção é comprar um repetidor de sinal. Isso porque a aquisição de outro roteador pode melhorar seu tráfego na rede, mas não necessariamente o aumento do alcance do sinal, uma vez que, independentemente da quantidade de antenas de um roteador, são os pontos cegos e as barreiras que impedem o alcance de sinal em determinados cômodos de sua casa, problema esse que só pode ser resolvido através de um dispositivo próprio, ou seja, o repetidor de sinal.

Continua após a publicidade

Mito: “O repetidor de sinal deve ser da mesma marca que o roteador”

Mito, mito, mitaço! É possível utilizar um repetidor de sinal de marca diferente do seu roteador sem problema algum, uma vez que as funções de ambos dispositivos são diferentes. Alguns fabricantes, no entanto, podem recomendar que ambos sejam da mesma marca a fim de facilitar o acesso às suas configurações específicas e, assim, melhorar seu desempenho de maneira mais eficiente.

Confira, neste link, algumas opções de repetidores de sinal.

Continua após a publicidade

Verdade: “O repetidor de sinal funciona com qualquer roteador”

Isso é verdade. Os repetidores de sinal podem funcionar independentemente do roteador que está sendo utilizado para a conexão com a Internet, desde que a conexão entre ambos seja estabelecida, para que o repetidor reconheça o sinal Wi-Fi.

Vale lembrar que essa configuração é a primeira coisa que deve ser feita, antes mesmo de fazer os primeiros testes.

Continua após a publicidade

Mito: "Não preciso realizar nenhuma configuração para usar o repetidor de sinal"

Mito! Conforme já foi salientado, a configuração do seu repetidor de sinal deve ser feita no momento em que o adquirir. No geral, as configurações são bem simples e costumam variar pouco de uma marca para a outra.

Verdade: "Quanto mais alto o lugar do repetidor de sinal, melhor o alcance"

Continua após a publicidade

Verdade verdadeira. É importante que o repetidor de sinal esteja localizado em tomadas altas para que a cobertura seja ainda mais ampla. Segundo especialistas, quanto mais alto o lugar do repetidor de sinal, maior o espaço de transmissão da rede.

É importante ressaltar que o mesmo vale para os roteadores. Assim, se algum cômodo próximo ao do local do roteador Wi-Fi não recebe sinal, vale tentar posicioná-lo um pouco mais acima, melhorando o alcance.