Publicidade

Canais no YouTube exibem conteúdo adulto sem restrições de idade

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre YouTube

Usuários do Reddit relatam que canais do YouTube que se passam por infantis estão publicando vídeos com conteúdo adulto, sem qualquer restrição de idade. Os canais, que muitas vezes utilizam personagens de animações populares como O Incrível Circo Digital, exibem thumbnails e títulos que insinuam temas adultos, como nudez e conteúdo sexual.

Os vídeos, embora não sejam marcados como conteúdo infantil, também não possuem qualquer tipo de bloqueio por idade, o que permite que qualquer pessoa, inclusive crianças, possa acessá-los. Isso tem gerado preocupação entre os usuários da plataforma, que alertam para a exposição inadequada de menores a esses temas.

Novo “Elsagate”?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um dos principais exemplos citados pelos usuários no Reddit é o canal "X Studio", que, além de exibir thumbnails sugestivas, apresenta personagens em situações de assédio e violência sexual.

Comentários de usuários no Reddit destacam a gravidade do problema. "Eles estão tentando fazer com que as crianças assistam a esses vídeos. Isso é basicamente conteúdo Elsagate", afirmou um dos usuários, referindo-se ao fenômeno de vídeos aparentemente infantis com temas perturbadores e inapropriados.

O termo "Elsagate" surgiu em 2014 para descrever uma controvérsia envolvendo vídeos no YouTube e YouTube Kids que, embora apresentados como adequados para crianças, contêm temas claramente inadequados, como violência, sexualidade, drogas e atividades perigosas. O termo se originou de "Elsa", nome da personagem de Frozen, que frequentemente aparecia nesses vídeos, e do sufixo "-gate", usado para indicar escândalos.

Esses vídeos frequentemente utilizam personagens populares de produções infantis sem permissão legal, em conteúdos que escapam das restrições dos algoritmos de segurança da plataforma, chegando até mesmo ao YouTube Kids.

Sobre os novos vídeos adultos com personagens infantis, outro usuário comentou no Reddit sobre a falta de controle por parte do YouTube: "Isso não é engraçado! É triste que as crianças sejam expostas a isso". Enquanto alguns sugerem que os vídeos sejam marcados como conteúdo impróprio para menores, outros questionam a eficácia das medidas de segurança da plataforma.

Resposta do YouTube

Em resposta ao Canaltech, o YouTube informou que: "Os vídeos a que a reportagem se refere não estão disponíveis no YouTube Kids, que é nossa experiência recomendada para crianças menores de 13 anos. Temos um padrão mais alto para os vídeos que podem fazer parte do aplicativo e também empoderamos os pais com recursos para controlar o conteúdo que seus filhos acessam. Isso inclui a capacidade de escolher o conteúdo, escolher os níveis de conteúdo por idade, bloquear conteúdo e muito mais.”

Continua após a publicidade

Além disso, a plataforma destacou que "é preciso ter pelo menos 13 anos de idade para usar o YouTube ou um pai ou responsável legal deve ativá-lo. Contas pertencentes a menores de 13 anos sem supervisão dos pais são encerradas quando descobertas".

A companhia ressaltou que "conteúdo explícito destinado à satisfação sexual não é permitido no YouTube" e que "às vezes, o conteúdo não viola nossas políticas, mas pode não ser apropriado para espectadores menores de 18 anos. Nesses casos, poderemos impor uma restrição de idade ao vídeo. Esta política se aplica a vídeos, descrições de vídeos, miniaturas personalizadas, transmissões ao vivo e qualquer outro produto ou recurso do YouTube". 

A plataforma informou ainda que "removeu um vídeo de acordo com nossas políticas de segurança infantil porque ele contém conteúdo impróprio direcionado a menores".