Brasileiro cria página "Erro 404 do Bem" com responsabilidade social

Por Redação | 29 de Novembro de 2017 às 15h11

Quando tentamos acessar uma página na internet que não existe, automaticamente vemos uma mensagem de erro com o código "Erro 404: página não encontrada". Essa página pode ser personalizada pelo desenvolvedor daquele site, e rende mensagens engraçadinhas por aí. Mas um brasileiro decidiu criar uma página do Erro 404 com responsabilidade social para qualquer desenvolvedor utilizar.

A página "Erro 404 do Bem" foi criada por André Miceli, professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da FGV e, segundo ele, "o objetivo é tornar úteis essas páginas de erro, oferecendo um significado e uma funcionalidade a elas". Usando essa página de erro, quando o usuário tentar acessar um link inexistente, se deparará com informações sobre pessoas desaparecidas. É uma versão moderna das mensagens que antigamente apareciam em caixas de leite.

Essas informações são provenientes de ONGs parceiras do projeto, e o usuário visualiza a foto e os dados do desaparecido, também conferindo os canais de contato para caso tenha alguma informação sobre aquela pessoa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Miceli explica, ainda, que a iniciativa para encontrar pessoas desaparecidas usando a página de Erro 404 é apenas o primeiro passo. "Nossa ideia é ampliar a rede e também as instituições e causas de responsabilidade social envolvidas", revelou. Ele acredita que "a tecnologia pode e deve ser usada com esse direcionamento, de fazer o bem, de somar algo à sociedade".

Para implementar o "Erro 404 do Bem" em seu site, basta se cadastrar pelo site da iniciativa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.