Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bot no Twitter expõe desigualdade salarial de gênero em empresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 17h22

Link copiado!

Reprodução/Gender Pay Gap Bot
Reprodução/Gender Pay Gap Bot
Tudo sobre Twitter

Num protesto contra desigualdade salarial entre homens e mulheres, um misterioso perfil do Twitter retruca parabenizações de grandes empresas pelo Dia Internacional das Mulheres. Batizada “Gender Pay Gap Bot” (algo como “robô de diferença salarial de gênero”, em português), a conta automatizada retuita posts ressaltando quanto uma empresa tende a pagar a menos para mulheres.

O bot do Twitter é limitado a empresas que contam com mais de 250 funcionários e atuam no Reino Unido, em que a diferença salarial precisa ser documentada por lei. Toda a informação é acessível para o público, mas o que o bot faz é cutucar as corporações que, numa data especial como a de hoje, tentam passar a imagem de que valorizam os funcionários por igual, independentemente do gênero.

Continua após a publicidade

Empresas apagam tuítes

A atuação do bot já parece incomodar algumas empresas, inclusive. Em algumas das publicações respondidas com retuítes, o post original foi apagado — talvez devido ao questionamento levantado pelo robô, mas é difícil cravar a razão. No mais, a cada minuto que passa, a conta intervém com informações salariais de mais e mais empresas inglesas.

Continua após a publicidade

Mesmo que você não resida no Reino Unido, é interessante observar como a diferença salarial baseada em gênero ainda é um problema bastante presente ao redor do mundo. Vale, portanto, dar uma olhada nas publicações do Gender Pay Gap Bot e ver até onde essa diferença vai, ao menos no país Europeu. As informações sobre salário das empresas locais estão dispostas num site oficial do governo.

Bot é criação de uma mulher

O projeto foi criado pela gerente de redes sociais e desenvolvedora Francesca Lawson, no ano passado, como um passatempo para os períodos de isolamento social para contenção da pandemia de covid-19, apurou o site VICE. Por meses, Lawson continuou aprimorando a conta automatizada com mais dados e possibilitando ainda mais interações.

Continua após a publicidade

"Se não confrontarmos esses dados e agirmos de acordo com eles, os problemas persistirão para sempre", pontuou a programadora em entrevista. "Criamos um bot para garantir que esses dados não sejam esquecidos, mas estejam no centro das atenções", complementou.

Algumas publicações do Gender Pay Gap Bot acumulam mais de centenas de interações, entre retuítes e respostas. A criadora confessa estar surpresa com o engajamento da conta. "No ano passado, no início, chegamos a cerca de 1,4 mil seguidores. Este ano, estamos em mais de 20 mil", comentou. Atualmente, o perfil já conta com mais de 90 mil seguidores.

Fonte: Gender Pay Gap Bot