Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas para o isolamento [EDIÇÃO ESPECIAL]

Por Beatriz Vaccari | 04 de Abril de 2020 às 20h00
Andrea Piacquadio/Pexels

*Com colaboração de Patricia Gnipper

De tempos em tempos, nós, da redação do Canaltech, vasculhamos os quatro cantos da internet para fazer uma verdadeira curadoria de "dicas gratuitas", com coisas legais que você pode curtir online sem pagar nada por isso. Cursos, eBooks, palestras, sites, apps, jogos, serviços, filmes, séries, shows, músicas.... vale de tudo um pouco, desde que sejam coisas divertidas, informativas, úteis ou só curiosas mesmo — e, obviamente, "na faixa" de maneira legalizada.

A ideia é que você, leitor, conte com a gente naqueles momentos em que o catálogo do streaming de vídeos já não está muito interessante, está cansado de conferir o que está rolando nas redes sociais, já leu todos os seus livros e não quer reler nenhum, enfim, aqueles momentos em que o tédio domina, mas você não quer ou não está podendo gastar dinheiro se distraindo fora de casa. Quando o barzinho com os amigos ou o cineminha não são opção, quem melhor do que a internet para oferecer a solução?

E é exatamente isso o que muitas pessoas estão enfrentando neste momento com o isolamento social necessário para conter a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da pandemia da doença COVID-19. Por isso, elaboramos uma edição especial da coluna "Aproveita que é de graça!", trazendo um montão de coisas muito bacanas que estão disponíveis gratuitamente na internet por tempo limitado e, claro, de graça! Assim, incentivamos que todo mundo permaneça em casa, mas sem "enlouquecer" porque já não sabe mais o que fazer para "matar" o tempo livre.

Que tal aprender algo novo?

Cursos de Desenho da Faber-Castell

Para quem deseja desenvolver seu lado artístico durante o período de isolamento, a Faber Castell disponibilizou uma série de aulas gratuitas no chamado Combo #EmcasacomFaberCastell. São diversos conteúdos que pretendem estimular a criatividade no campo da arte tanto em adultos quanto nas crianças, como lettering, narrativa, composição, além de aulas com variadas técnicas para aprimorar seus desenhos, incluindo aulas de como expressar emoções, como desenhar monstros e mundos místicos, como desenvolver personagens, como fazer traços realistas, e mais.

Para ter acesso, é necessário efetuar a matrícula cadastrando-se no site. As aulas estão disponíveis gratuitamente até o dia 19 de abril.

Cursos diversos com a Dobra

A Dobra, que vende carteiras "diferentonas", decidiu se transformar temporariamente em um canal de conteúdo gratuito para você se entreter. Intitulada Dobraflix e com um layout que remete muito à plataforma de streaming que todo mundo conhece, na nova página você encontra vídeos disponibilizados por parceiros do site sobre educação financeira, empreendedorismo, futurologia e inovação, além de vídeos gravados pela própria equipe da Dobra com pautas de desenvolvimento pessoal, como bem-estar, produtividade, gatilhos mentais e controle emocional. Até quem é fã de esportes pode curtir mini-documentários sobre diversos nomes que marcaram a história esportiva, como Kobe Bryant, Michael Phelps, Zion Williamson, entre outros.

Cursos livres com o Senac

O Senac também aposta na educação à distância e gratuita. Sua página de EAD agora tem um hotsite especial recheado de cursos e conteúdos livres para assistir (e aprender!) sem sair de casa. Fazem parte do acervo temas como liderança, liberdade financeira, imagem pessoal, entre outros relacionados à vida profissional, e também há cursos de tecnologia disponíveis gratuitamente por tempo limitado em parceria com a Cisco e a Microsoft.

As inscrições são gratuitas, mas há cursos ali com número limitado de vagas — e alguns já estão esgotados!

Cursos da USP

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando conteúdos gratuitos em quatro plataformas diferentes — E-Aulas, YouTube da USP, YouTube da Univesp e Coursera. São diversos cursos de diferentes disciplinas, como História do Brasil, Astronomia, Matemática Financeira, entre outras áreas do conhecimento. As aulas são ministradas por pesquisadores e professores da instituição, e alguns desses cursos emitem certificados de conclusão após o término.

Interessados podem acessar a página oficial da USP.

Cursos da Microsoft

A Microsoft liberou diversos recursos para contribuir para o aprendizado durante o período de isolamento social. O Microsoft Learn tem diversos módulos e cursos técnicos para estudantes de todas as idades e níveis de experiência, enquanto a Microsoft AcademIA traz 12 módulos gratuitos sobre nuvem e inteligência artificial.

Divirta-se!

Quadrinhos da Turma da Mônica

A Turma da Mônica também não está de fora das campanhas de isolamento social. Após chocar os fãs com uma foto do Cascão lavando as mãos para evitar a contaminação da COVID-19, a Turma liberou 188 de seus quadrinhos clássicos para ler de graça durante esse período. Os conteúdos estão disponíveis até o dia 25 de abril no aplicativo Banca da Mônica, grátis para baixar na App Store e na Play Store.

Montreux Jazz Festival

O Montreux Jazz Festival acontece anualmente em março. Mas, devido à pandemia, a eidição deste ano teve de ser adiada. Enquanto isso, os organizadores do festival reuniram mais de 50 sets de artistas icônicos como Johnny Cash, James Brown, Nina Simone, Alanis Morissette, Marvin Gaye, The Raconteurs (e muito mais!) para você aproveitar o tempo em casa.

Para se deliciar com essa oferta temporária, é preciso seguir umas instruções disponíveis no site do festival. Basicamente, você precisa se cadastar no Stingray, inserindo o cupom promocional FREEMJF1M neste cadastro para ativar a gratuidade do acesso. Depois, é só clicar aqui para conferir o acervo do Montreux.

Espetáculos do Cirque du Soleil

Para amantes da arte circense, o Cirque du Soleil disponibilizou uma plataforma cheia de conteúdos para levar o circo até a sua casa. No CirqueConnect, em inglês, o público pode assistir a gravações de espetáculos, vivenciar situações circenses com realidade virtual, ouvir playlists usadas nas apresentações e aprender exercícios físicos com movimentos reais dos artistas, além de tutoriais de maquiagens usadas por esses profissionais.

Shows do Metallica

É fã do Metallica? Então, essa é uma ótima pedida para você! A banda, que faria shows no Brasil em abril, adiou as apresentações para dezembro. Porém, o grupo separou uma série de conteúdos musicais para transmiti-los, um por semana e ao vivo, toda segunda-feira às 21h (horário de Brasília).

Os shows são disponibilizados na íntegra no YouTube da banda, mas quem preferir também pode acompanhar a live na página oficial no Facebook. Você pode conferir mais informações sobre a ação chamada #MetallicaMondays no site oficial do grupo.

Streaming de filmes do Cine Belas Artes

Se você cansou dos tradicionais serviços de streaming de filmes, fica uma sugestão bem interessante para o período de isolamento social: o Belas Artes à la Carte, plataforma do cinema homônimo localizado na Rua da Consolação, em São Paulo.

O acervo de filmes é divido em categorias "diferentonas", principal proposta do serviço. Com títulos de diversos gêneros e nacionalidades, o Belas Artes à la Carte está com o acesso liberado gratuitamente até o dia 15 de abril. Após essa data, a assinatura de R$10,90 por mês volta a ser cobrada — então corra!

Foco na cultura e no conhecimento!

eBooks infantis da Editora MOL

A Editoria MOL, especialista em projetos socioeditoriais, em parceria com a Ri Happy, está disponibilizando o download gratuito da versão digital de três de seus best-sellers. O livro 101 Coisas Para Fazer com as Crianças Antes que Elas Cresçam, o baralho recreativo Língua Solta! e o eBook Brinca Comigo? podem ser baixados por tempo ilimitado através do site oficial da editora.

eBooks da NASA

Você sabia que a NASA tem um montão de eBooks para download gratuito em seu site oficial? Apesar de serem todos em inglês, muitos deslumbram até mesmo quem não entende uma palavra do idioma estrangeiro — tudo graças às imagens sensacionais do espaço e do nosso próprio planeta, captadas em diversas missões espaciais já realizadas pela agência.

Você pode conferir todos os eBooks que abordam temas históricos da NASA e da exploração espacial aqui, enquanto os eBooks que abordam questões mais científicas ficam aqui. Mas a gente já deu uma "fuçada" lá e recomendamos, em especial, esses quatro dos eBooks que a NASA oferece de graça:

  • Hubble Focus: Galaxies through Space and Time: aqui, você confere algumas das grandes descobertas que o telescópio espacial Hubble fez mais recentemente sobre galáxias — desde a nossa Via Láctea, até a galáxia mais distante já descoberta. Este é o segundo livro da série especial do Hubble. O primeiro abordou o Sistema Solar e você pode baixá-lo clicando aqui;
  • The Saturn System Through the Eyes of Cassini: durante 13 anos, a sonda Cassini registrou cerca de 450 mil imagens de Saturno e suas luas. A missão, encerrada em 2017, foi resumida neste eBook cheio de fotos de tirar o fôlego deste que é um dos planetas mais chamativos do Sistema Solar;
  • Earth: este livro mostra o nosso planeta visto do alto, trazendo imagens e suas descrições em capítulos sobre a Atmosfera, Água, Terra, Gelo e Neve;
  • Earth at Night: mais um livro que retrata a Terra vista do espaço, mas, desta vez, as imagens mostram como nosso planeta aparenta ser durante a noite, quando visto por astronautas que estiveram na Estação Espacial Internacional nos últimos 25 anos.

Visitas virtuais a museus

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Google Arts & Culture fez uma parceria com mais de 500 museus de todo o planeta para oferecer visitas virtuais às pessoas que estão respeitando o isolamento social. Acessando a coleção de museus do serviço, você visita — sem sair de casa — lugares como o MoMA, o Museu da Frida Kahlo, o Palácio de Versailles e até o brasileiro MASP, entre muitos outros.

O Louvre, por sua vez, não está na lista. Porém, o museu francês disponibiliza visitas virtuais a algumas de suas salas — é só você acessar a página da tour online no site do museu.

Livros diversos no Internet Archive

O Internet Archive suspendeu as listas de espera de 1,4 milhão de livros em sua biblioteca de empréstimos e criou um acervo para quem quiser consultar os títulos disponíveis, em inglês. Em comunicado, a entidade anunciou que a ação acontece até o dia 20 de junho. "As pessoas que não podem acessar fisicamente suas bibliotecas locais por causa do fechamento ou da quarentena podem continuar a ler e prosperar durante esse período de crise", comunicou o diretor das bibliotecas do Internet Archive, Chris Freeland.

O acervo pode ser acessado aqui.

Vai um joguinho aí?

Project Mercury

Jogos eletrônicos também entraram em promoções por tempo limitado durante o período de isolamento. Um deles é o Project Mercury, produção independente para PC que se passa num futuro apocalíptico. O download está gratuito até o dia 8 de abril e, embora não esteja disponível em português, há a vantagem de o período promocional não vencer — ou seja, se você baixar o jogo até a próxima quarta-feira, ele continuará sendo seu mesmo depois do fim da oferta. Baixe agora mesmo na Steam.

Escape 60

O Escape 60, franquia de jogos de fuga presenciais no Brasil, teve de fechar suas unidades em todo o país diante da pandemia do novo coronavírus. Pensando em oferecer uma alternativa de entretenimento para o isolamento social, a marca criou o E60Play.

Para jogar, basta ter acesso à internet via computador ou smartphone. O primeiro desafio, intitulado Cyber-Twins, já está disponível e é totalmente gratuito.

Gone Home

Para quem gosta de jogos de mistério e suspense, Gone Home é uma ótima pedida para esse tempo de isolamento social. Gratuito para baixar na Epic Games até o dia 9 de abril, o jogo para PC é um simulador de exploração interativa que deixará sua curiosidade à flor da pele, com uma experiência sem quebra-cabeças ou violência que te permite jogar em seu próprio ritmo. De quebra, ainda conta com cenários característicos dos anos 1990.

Drawful 2

Outro jogo que está com download gratuito até o dia 9 de abril é Drawful 2. Se você é fã de Imagem & Ação ou Gartic, vai gostar dessa alternativa. O nome é uma mistura das palavras drawing (desenho, em inglês) e awful (horrível, em inglês), e a dinâmica consiste em desenhar figuras bizarras enquanto os outros jogadores tentam adivinhar do que se tratam seus rabiscos. Os palpites viram respostas erradas para múltipla escolha, e então todo mundo tenta adivinhar a resposta correta.

Para baixar, é só acessar o site da Epic Games.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.