Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo mostra qual operadora brasileira tem a melhor conexão à internet

Por| 25 de Julho de 2019 às 18h19

Link copiado!

Aplicativo mostra qual operadora brasileira tem a melhor conexão à internet
Aplicativo mostra qual operadora brasileira tem a melhor conexão à internet

Você consegue chutar qual operadora brasileira é a campeã em conexão com a internet? Você pode arriscar um palpite, mas para quem não conhece, o nPerf é um site/aplicativo dedicado a testar a velocidade de internet móvel em dispositivos Android, iOS e até Windows Phone (e também em conexões ADSL, cabo, fibra e satélie). E, periodicamente, a empresa responsável pelo desenvolvimento do app divulga um relatório chamado "Barômetro nPerf", que indica quais operadoras têm a melhor performance nas conexões 2G, 3G e 4G.

E segundo o documento, a Claro é a empresa que apresentou a melhor performance na categoria de Internet móvel. De acordo com o relatório da nPerf, a operadora liderou cinco de seis indicadores, a exemplo do último barômetro, divulgado em 2017.

Downloads

Nas velocidades de download (que englobam o 2G/3G/4G), a Claro teve o melhor desempenho, com média de 28,2 Mbps nos últimos dois semestres. Na segunda colocação, vem a Vivo, com 22.16 Mbps. TIM e Oi completam a relação, em terceiro e quarto, respectivamente.

Continua após a publicidade

De acordo com a nPerf, as velocidades de download aumentaram em média 60% entre 2017 e o início de 2019.

Latência

Já no quesito latência (o tempo de resposta que um pacote de dados leva para ir de um ponto ao outro) foi a única categoria em que a Claro foi derrotada. A vencedora foi a TIM, que teve um tempo de resposta médio de 92.62 milissegundos(ms). Em segundo lugar veio a Vivo, com 94,74 ms, com a Claro aparecendo em terceiro (97,56 ms) e a Oi ocupando a última colocação: 103,38 ms.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que quanto mais baixo o tempo de resposta, melhor. Além disso, os resultados são equivalentes à performance nos últimos dois semestres.

Teste de navegação

Já nos testes de navegação (que medem o tempo de carregamento dos cinco sites mais visitados pelos internautas brasileiros), a Claro, mais uma vez, levou a melhor, com uma taxa de performance de 20,20%. A Vivo, de novo, leva a medalha de prata, com 17,37%, seguida pela TIM (16,24%). A Oi, novamente, vem em último (15,65%).

Continua após a publicidade

Teste de streaming

Para saber quem tem o melhor desempenho em streaming, o nPerf mediu a qualidade de visualização de um vídeo no YouTube. E nessa categoria, a disputa foi bastante equilibrada, com um empate técnico entre Claro (81,48%), Vivo (81,57%) e TIM (81,24%). A Oi chegou em último, com 77,09%.