Túnel do tempo: como era a tecnologia há 20 anos?

Por Redação | 21 de Agosto de 2014 às 14h08

Vinte anos atrás a tecnologia de eletrônicos e PCs estava bem no início. iPhones e iPads só existiriam talvez em filmes de ficção científica, e a noção de serviços na nuvem com vários dispositivos integrados, nem pensar. Mas 1994 foi um ano glorioso: marcou o surgimento da internet como conhecemos. Mas já imaginou como eram as coisas nessa época?

Em comemoração aos 20 anos da nossa amada web, o site Business Insider fez uma coletânea de fatos sobre a tecnologia nessa época.

Windows

Vamos começar, claro, pelo Windows. Em 1994, o sistema da Microsoft já dominava o mercado, mas ele era bem diferente dos tiles animados ou do visual colorido do Windows 8. Até o Windows 2000 fica bonito quando comparado ao que tínhamos na época:

Primeiro Windows

Tijolão

Já ouviu a expressão "tijolão" para se referir a um telefone grande? Então conheça o verdadeiro:

Celular antigo

Nessa época os celulares ainda eram gigantescos e pesados, e só serviam para fazer ligações.

World Wide Web

Naquele ano, Tim Berners-Lee inventou a internet como a conhecemos e publicou a primeira página da web:

Primeiro site da internet

Essa página é um marco histórico, e o documento original está disponível no arquivo do CERN, o acelerador de partículas localizado na Europa, que foi onde a WWW nasceu. Confira neste link.

NeXT PC usado para criar e hospedar a página

Enquanto a maioria já estava usando o Windows, Steve Jobs havia criado o precursor do Mac OS: o NeXT. O fundador da Apple estava à frente da NeXT Software, e Berners-Lee usou um NeXT PC para criar e hospedar a primeira página da internet, que você viu logo acima.

PC que criou a primeira página web

Página da Microsoft

Já parou para visitar o site da Microsoft? A primeira página da empresa era muito diferente do que temos hoje em dia, e te ajudamos a matar sua curiosidade:

A página clássica também é um marco e está disponível no site da empresa neste endereço. O único inconveniente é que só existe a página inicial – todos os links apontam para o site moderno da empresa, mas mesmo assim vale a visita.

Primeiro site Microsoft

Yahoo!

1994 também foi o ano do nascimento do Yahoo, e a primeira página do portal era bem simples, mas já demonstrando o potencial da plataforma.

Yahoo

Internet discada e AOL

Nessa época a web estava só começando, mas muita gente já usava a internet através de linhas discadas e com o auxílio de provedores como o AOL (America Online). Pagava-se por minuto e tinha-se acesso a vários serviços usando o software do provedor.

AOL

A internet discada, tortura de qualquer usuário, continuou por anos, principalmente aqui no Brasil, mas graças a Deus a banda larga já está ao alcance de quase todo mundo.

Instalação do discador da AOL

Lá nos EUA as pessoas instalavam o software para acessar os serviços da AOL por meio de disquetes ou CDs, que chegavam pelos correios, pois não era possível fazer o download. E muitas vezes os disquetes chegavam na sua casa sem nem você pedir.

Discador AOL

Peraí, disquete?

Pois é, naquela época não existiam cartões de memória, muito menos a “nuvem” que conhecemos. Os backups eram feitos nos drives de incríveis 1.44 MB, em que milagrosamente cabiam vários arquivos – hoje em dia, provavelmente nem um arquivo do Word caberia.

Disquete

Doom

Esse também foi o ano do nascimento do Doom, jogo de tiro de primeira pessoa mais famoso do mundo, e que até hoje faz sucesso.

Doom

Donkey Kong

Quem não estava jogando Doom era porque estava jogando Donkey Kong, hit da Nintendo e precursor do Mario. E claro, no Game Boy.

Donkey Kong

Play Station 1

Há 20 anos surgia o primeiro PlayStation, video game da Sony que hoje está na sua quarta geração, e que nem a fabricante sabe explicar o porquê dele vender tanto.

PlayStation 1

Fitas cassetes (VHS)

Nessa época ainda não existia o DVD, então você alugava filmes ou gravava novelas da TV em fitas cassetes. Coleções de filmes e séries então podiam ocupar armários inteiros.

VHS
Locadora

Máquina de fax

Qual foi a última vez que você enviou um fax? Pois é, hoje em dia ninguém mais usa esse aparelho, exceto em situações bem específicas. O email é muito mais prático, mas naquela época o serviço era caro e quase ninguém tinha. Então os aparelhos de fax eram super populares e eficientes.

Maquina de Fax

E tudo isso foi evoluindo até chegarmos ao patamar atual:

iPad

O próximo avanço deve ocorrer na área das tecnologias vestiveis, como relógios inteligentes e dispositivos que medem diversos sinais do corpo, com os smartphones armazenando uma infinidade de dados sobre você. E claro, ficaremos cada vez mais conectados. Que venha a Internet das Coisas!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.