Site mostra onde estão todos os aviões comerciais do mundo, em tempo real

Por Redação | 22.09.2012 às 12:58 - atualizado em 22.09.2012 às 14:07

Um site, intitulado Flightradar24, permite que os usuários acompanhem o status de cada voo, em tempo real, em um mapa.

O Flightradar24 permite que os usuários acompanhem a maioria das aeronaves que circulam pelo globo, desde voos comerciais até aviões militares. O site é atualizado a cada segundo e os usuários poderão acompanhar toda a rota do voo, da sua decolagem até sua aterrissagem.

O serviço utiliza as informações públicas da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e coleta os dados de transmissão (ADS-B). Apenas 60% dos aviões civis carregam o ADS-B, ou seja, o site não consegue monitorar cem por cento de todos os voos que ocorrem ao redor do mundo.

Flightradar24

Os usuários também poderão monitorar todas as atividades de um determinado aeroporto

Segundo o Ubergizmo, infelizmente, a cobertura do serviço é melhor nos Estados Unidos e na Europa, já que em outros lugares a transmissão de dados pelo ADS-B não é comum.

Além disso, os usuários poderão obter informações adicionais sobre o voo como, por exemplo, modelo do avião, número de série, companhia aérea entre outros dados através do site. E os usuários ainda poderão escolher acompanhar as atividades a partir de um determinado aeroporto.

O Flightradar24 também está disponível para aparelhos equipados com iOS e Android, levando as mesmas funções do site diretamente para tela de smartphones e tablets. O seu aplicativo, disponível na iTunes App Store e no Google Play por US$ 0,99 (cerca de R$ 2), também traz recursos de realidade aumentada, permitindo que os usuários apontem a câmera dos seus aparelhos para um determinado modelo de avião e obtenham diversas informações.