Sons emitidos pelos planetas do Sistema Solar são belos (e assustadores); ouça!

Por Redação | 05 de Agosto de 2014 às 14h50
photo_camera Divulgação

Enquanto ainda não conseguimos visitar outros planetas, o que nos resta é admirar as características particulares de cada um desses astros. E ao contrário do que muita gente pensa, o espaço pode sim emitir os próprios ruídos que revelam um pouco mais do nosso Sistema Solar.

Apesar do som não se propagar no espaço, não significa que ele (o som) não exista por lá. Na verdade, esses tais ruídos não são emitidos da maneira como conhecemos, cujas ondas sonoras são transmitidas através do ar. O que acontece é que os sons do espaço existem por meio de vibrações eletromagnéticas, que por sua vez são captadas por instrumentos construídos pela Agência Espacial Americana, a NASA, e "traduzidas" para uma frequência que possamos ouvir.

Ou seja, levando em consideração o processo realizado por esses equipamentos, podemos considerar que o espaço como um todo é um lugar bastante barulhento, uma vez que todo corpo celeste emite algum sinal de onda de rádio ou eletromagnético. Então, qual será o "som" emitido pelos nossos planetas vizinhos? Foi o que sondas especiais da agência - entre elas a Voyager - conseguiram identificar.

O vídeo abaixo é de 2010, mas até hoje faz sucesso na internet. Nele podemos ouvir as ondas eletromagnéticas vindas dos planetas Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e também da Terra. Há ainda os sons dos anéis de Urano (o sétimo planeta do Sistema Solar) e sua menor lua, Miranda; de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter (o quinto planeta mais próximo do Sol e também o maior do sistema); e dos famosos anéis ao redor de Saturno.

Os sons chegam a ser um pouco assustadores, mas também revelam o quão bela e inquieta pode ser nossa galáxia. Ouça:

E para você que deseja saber como é ver a Terra do espaço, a NASA disponibiliza na internet um vídeo em tempo real que mostra como é a visão dos astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS). Você pode visualizar o nosso planeta clicando neste link.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.