NASA disponibiliza imagens da Terra em tempo real

Por Redação | 07 de Maio de 2014 às 16h24

Com quatro câmeras HD instaladas na parte externa da Estação Espacial Internacional (EEI), a NASA disponibilizou imagens em tempo real do nosso planeta por meio da plataforma Ustream. As informações são do site Extreme Tech.

O projeto, chamado de High Definition Earth Viewing (HDEV), teve início no dia 1° de maio, e faz parte de um estudo que irá analisar os efeitos da radiação solar em equipametos dessa natureza no espaço. As câmeras foram protegidas por um compartimento preenchido com nitrogênio seco e com temperatura controlada. O design desses compartimentos foi desenvolvido com a ajuda de estudantes americanos do ensino médio, uma pareceria que busca estimular o interesse dos jovens por ciência e tecnologia.

Terra

Como as imagens captadas pelas câmeras são reformatadas pela NASA antes de serem enviadas para o Ustream, podem ocorrer problemas na conexão. A EEI leva cerca de 90 minutos para completar sua órbita pela Terra, o que torna possível visualizar um pôr do sol a cada 45 minutos. As imagens são impressionantes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.