Os 15 domínios .com mais caros de todos os tempos
Por Joyce Macedo | 29 de Setembro de 2013 às 16h41
Atualmente, configurar um site não é uma tarefa tão difícil, até porque existem ferramentas e empresas que ajudam nessa missão. Mas escolher o nome para sua página ou para o seu negócio pode ser um pouco mais complicado – e ter a sorte de encontrar um endereço na web que seja equivalente e esteja livre pode ser mais difícil ainda.
Isso porque os melhores domínios da web, geralmente aqueles que usam apenas uma palavra-chave, já estão sendo utilizados. Mas quanto será que as pessoas pagam pelos domínios mais cobiçados da internet? O site The Next Web fez um levantamento e listou os 15 domínios mais caros da web. O ranking que envolve muitos milhões de dólares conta com palavras como cerveja, brinquedos, pornografia e sexo.
15º e 14º lugar: Korea.com e SEO.com
O Korea.com é o domínio nacional mais caro de toda a lista. O endereço oficial da Coreia do Sul foi comprado em janeiro de 2000 por US$ 5 milhões.
Já o SEO.com foi arrematado pelo mesmo valor em 2007 pela empresa de capital de risco WashingtonVC.
13º lugar: Toys.com
Em português o domínio significa "brinquedos.com", e foi comprado pelo varejista de brinquedos infantis ToysRUS em março de 2009 por US$ 5,1 milhões.
12º e 11º lugar: Casino.com e Slots.com
Apesar de alguns anos de diferença e compradores completamente diferentes, os domínios Casino.com e Slots.com conseguiram angariar US$ 5,5 milhões cada quando foram vendidos em 2003 e 2010, respectivamente. Ambos os domínios se referem a jogos de aposta – Slots é um tipo de jogo de casino de máquina baseado em sorte e probabilidades.
10º lugar: Beer.com
Beer.com, que significa Cerveja.com, foi vendido em 2004 por US$ 7 milhões para a empresa americana Thought Convergence. Mas não espere encontrar nenhum conteúdo extremamente interessante sobre os diversos tipos de cerveja que existem ou coisa do tipo, pois atualmente só existe uma página em branco neste domínio – e está à venda.
9º e 8º lugar: Business.com e Diamond.com
Ambos os domínios destinados ao mundo dos negócios conseguiram ser vendidos por US$ 7,5 milhões cada.
7º lugar: Fb.com
Em 2010, o Facebook não vacilou e comprou o domínio que faz referência a uma "sigla informal" da rede social. Mark Zuckerberg precisou desembolsar US$ 8,5 milhões pelo endereço. O domínio é usado como redirecionamento da rede social e também para endereços de e-mail de funcionários do Facebook.
6º lugar: Porn.com
Provavelmente, o seu palpite sobre o conteúdo disponível nesse site está certo. O domínio voltado para pornografia foi vendido em 2007 por US$ 9,5 milhões.
5º lugar: Fund.com
Talvez menos conhecido do que outros nesta lista, o Fund.com (que significa fundos/capital) é um domínio que deveria abrigar um site de alguma empresa de serviços financeiros. No entanto, o endereço vendido por US$ 9,99 milhões em 2008 está inabitado.
4º lugar: Hotels.com
Hotels.com foi comprado em 2001 por US$11 milhões e, no Brasil, ele redireciona os usuários para o site escrito em português Hoteis.com, que efetua reservas de hotéis.
3º lugar: Sex.com
Como era de se imaginar, Sex.com é bem conhecido por ser um dos nomes mais caros da internet – dado a quantidade de pesquisas e o tráfego gerado pelo assunto. Em 2010, ele foi vendido por US$ 13 milhões.
2º lugar: PrivateJet.com
O site é voltado para venda de passagens de avião e chegou perto de ser um dos domínios mais caros de todos os tempos. Em 2012 ele foi vendido por US$ 30 milhões.
1º lugar: VacationRentals.com
Nada de apostas ou pornografia: o domínio mais caro de todos os tempos foi vendido em 2007 por US$ 35 milhões, e abriga o site de uma empresa especializada em alugar casas para temporadas de férias apenas nos Estados Unidos.