O que é CISPA?

O que é CISPA?

Depois de o SOPA (Stop Online Piracy Act), PIPA (Protect IP Act) e até do ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement) não vingarem, agora um novo projeto de lei ameaça a liberdade dos usuários de internet. Se trata do CISPA (Cyber Intelligence Sharing and Protect Act), que embora se diferencie das tentativas acima pela sigla e forma de atuação, continua com o mesmo objetivo.

Se aprovado, o projeto permite que qualquer empresa, ligada ao ramo de internet ou não, colete, armazene e disponibilize informações pessoais para terceiros, o que inclui tanto o governo americano (a princípio) quanto setores privados. Com isso, o projeto pretende "proteger" os usuários contra possíveis crimes online.

Entre as empresas que aprovam o o CISPA temos nada menos que o Facebook, Microsoft, IBM, Intel, Oracle, Symantec e Boeing. Essas companhias não terão só o direito legal de analisar os seus dados, mas também serão recompensadas pelo governo por fornecerem informações que possam sugerir algum crime cibernético.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Embora o Senado americano dê a entender no texto oficial do projeto que essa prática tem como objetivo a nossa própria proteção, evitando possíveis ameaças através das informações coletadas, na prática também dá abertura ao acesso indiscriminado a informações pessoais, onde tudo que for postado na internet pode ser utilizado contra o próprio usuário para incriminá-lo.

O que acha desse novo projeto de lei?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.