Jornal cria notícia utilizando realidade virtual

Por Redação | 29 de Setembro de 2014 às 09h51

O jornal The Des Moines Register, do estado norte-americano de Iowa, utilizou a realidade virtual para noticiar as mudanças que estão acontecendo nas fazendas locais e as dificuldades enfrentadas atualmente pelos fazendeiros da região. Nomeado "Colheita da Mudança", o projeto permite que o leitor tenha a oportunidade de visitar uma fazenda centenária do estado para compreender os desafios que os proprietários rurais estão passando.

Por meio do Oculus Rift, é possível visualizar o projeto perfeitamente. No entanto, uma visita virtual também pode ser feita através de um PC ou Mac.

O diretor de aplicações digitais do Grupo Gannett, que administra o jornal, Anthony DeBarros, declarou que o projeto foi relativamente barato, com dois estagiários realizando a maior parte do processo de renderização virtual.

A Colheita da Mudança traz a realidade ao expectador conforme ele caminha pela fazenda, exibindo infográficos, trechos de vídeo e imagens que informam sobre o assunto. De acordo com o Mashable, o projeto é uma união entre um artigo de jornal e um videogame.

Colheita da Mudança 01

O Immersive Journalism, ou jornalismo imersivo, é uma nova categoria de jornalismo que procura trazer às pessoas a sensação de estarem pessoalmente nas situações noticiadas por meio de realidade virtual e ambientes 3D. Essa experiência tem sido adotada por vários meios de comunicação e modificado a maneira com que as pessoas consomem informação.

Diversas marcas já estão utilizando ou se preparam para apostar na realidade virtual como um meio de interagir com os consumidores. A Coca-Cola e O Boticário, por exemplo, já realizaram projetos utilizando essa tecnologia e diversas outras empresas já começam a dar os primeiros passos neste campo.

Se você ficou curioso para saber como é o Colheita da Mudança, pode visitá-lo acessando o site da notícia.

Fonte: http://www.adnews.com.br/midia/jornal-americano-permite-que-leitor-caminhe-pela-noticia

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.